Contagem regressiva para o término do PERT

Corra! Essa é a última chance!

Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Profissionais da saúde de Paraguaçu desenvolvem ações na “Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral”

Será realizada em todo o Estado de São Paulo, de 7 a 11 de agosto, a Semana de Prevenção da Leishmaniose Visceral (LV), uma doença grave que atinge pessoas e cães. A doença é causada por um parasito transmitido pelo “mosquito palha”, que costuma picar ao entardecer e durante a noite.

O Departamento de Saúde de Paraguaçu, por meio da Vigilância em Saúde, está acompanhando a situação epidemiológica do município e desenvolvendo ações de capacitação dos profissionais de saúde.

De acordo com a diretora do departamento, Cristiane Bonfim, o objetivo da campanha é conscientizar a população para reduzir os riscos da transmissão da doença e melhorar o diagnóstico e tratamento precoce.

“O ciclo de transmissão é complexo, pois envolve a relação entre seres humanos, o meio ambiente e os animais domésticos. Portanto, exige ações de prevenção intersetoriais com todos os seguimentos da sociedade”, ressalta.

Ainda segundo ela, no município de Paraguaçu Paulista já foi encontrado o mosquito-palha e casos de Leishmaniose em cães. “Por isso, devemos redobrar o cuidado com a limpeza dos nossos quintais e terrenos, já que o mosquito se desenvolve em lugares com muita matéria orgânica, como restos de folhas e frutos e também acúmulo de fezes de animais”, orienta.

A Leishmaniose Visceral é uma doença grave e as ações para seu controle são: diagnóstico precoce e tratamento oportuno dos casos humanos, o monitoramento e a eutanásia de cães infectados pelo parasita, redução do número de vetor (mosquito-palha) por meio de saneamento, cuidados e manejo ambiental em áreas públicas e residenciais.

Sintomas nos cães:

• Apatia

• Perda de apetite

• Feridas na pele

• Descamação da pele

• Crescimento anormal das unhas

• Perda de pêlo

Sintomas no ser humano:

• Febre

• Emagrecimento

• Fraqueza

• Anemia