Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Departamento do Meio Ambiente conscientiza população sobre Posse Responsável

O Departamento do Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista, preocupado com os animais abandonados na cidade, desencadeou uma campanha de conscientização sobre Posse Responsável.

Muitas pessoas que possuem animais de estimação os consideram como membros da família, oferecendo-lhes muito carinho, atenção e o devido respeito que merecem, proporcionando-lhes uma vida digna e confortável. No entanto, infelizmente, existem muitos donos de cães e gatos que simplesmente abandonam seus animais nas ruas por motivos banais e inaceitáveis: sujam a casa, destroem objetos, fogem para a rua, são muito ativos, necessitam de muita atenção, são desobedientes, agressivos, não aceitam outros animais da casa.

Outros motivos, tais como mudança de casa para apartamento, divórcio, mudança para outra cidade, chegada de um filho (gravidez), falta de tempo e falta de condições econômicas são utilizados também como justificativas de abandono.

Os animais podem também acabar nas ruas porque fugiram de suas casas ou mesmo porque os donos deixaram sair para “dar uma voltinha” e acabam se perdendo, sem saber o caminho de volta para casa. Podem ainda ser abandonados simplesmente porque a família decidiu sair de férias e optou por não levar seus animais ou deixá-los aos cuidados de uma pessoa responsável.

Embora o abandono seja crime previsto pela Lei Federal nº 9605/98, esta prática é muito comum. Qualquer um dos motivos apresentados e outros quaisquer que venham a surgir não justificam, em hipótese alguma, o abandono. Os animais também sentem fome, frio, sede, alegria, dor, solidão, angústia, medo. Precisam de cuidados básicos, ficam doentes, precisam de assistência médica, atenção e carinho, assim como nós, humanos. São extremamente apegados aos donos e à família de humanos que os acolhem, portanto podem sentir uma profunda tristeza e pânico quando abandonados.

7 fotos

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista
Turismo e Passeio