Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Paraguaçu se veste de rosa

No mês de outubro, que se celebra o “Outubro Rosa”, mês dedicado às mulheres para lembrá-las da importância do autoexame, a cidade de Paraguaçu se veste de rosa para chamar a atenção ao problema que atinge milhares de mulheres no mundo todo, o câncer de mama.

Basta dar uma volta pela cidade e dá para perceber a cor rosa predominando em algum canto. Seja no banheiro feminino da rodoviária, na câmara municipal ou na praça da igreja Matriz.

De acordo com a prefeita Almira, é preciso que estimule a mulher a fazer esse exame preventivo. “Exames periódicos são necessários, pelo menos uma vez ao ano, mas mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame de mamografia. Já é muito certo que quando se faz o exame preventivo, com certeza, vai se descobrir se tem alguma coisa com relação ao câncer de mama e hoje existem vários tratamentos e com tranquilidade a mulher vai poder se tratar em tempo”, diz.

Para Almira, o que se faz no Outubro Rosa é chamar atenção através da cor rosa, que é uma cor que se identifica bastante com as mulheres, para que elas busquem esse autoexame, que é feito com facilidade. “As redes sociais e televisão estão falando bastante a respeito desse autoexame, que a mulher pode fazer na sua casa, na hora do banho, na sua intimidade”, ressalta.

Em Paraguaçu Paulista, o Departamento de Saúde, através da Unidade da Mulher, oferece o exame de monografia gratuitamente e com extensão dos horários. “Dia 16 de outubro, das 8h às 17h, na Unidade da Mulher. Graças a Deus aqui em Paraguaçu nós temos o mamógrafo que é oferecido para todo público feminino gratuitamente. No dia 18, das 13 às 18h, também haverá essa oferta de mamografia na unidade. Nós temos o mamógrafo que foi uma conquista muito boa para o município que foi entregue em uma ocasião pelo Dia da Mulher. É uma conquista para mulheres de Paraguaçu e região. Eu também vou fazer o meu exame. Então, fica o convite para que as mulheres se cuidem neste Outubro Rosa”, frisa.

Intensificação nas Unidades de Saúde:

ESFs:

Barra Funda I – 03/10, com horário estendido até 19h;

Barra Funda II – 04/10, com horário estendido até 19h;

Vila Nova III – 11/10, com horário estendido até 19h;

Roseta IV – 10/10;

Fercon V – 19/10, com horário estendido até 19h;

Vila Nova VI – 17/10, com horário estendido até 19h;

Barra Funda VII – 18/10, com horário estendido até 19h;

Jardim Oliveiras VIII – 06/10, com horário estendido até 19h.

UBSs :

Conceição:

dia 24/10, das 7h às 15h;

Vila Gammon – Popular:

de 02 a 06/10, no Pronto Atendimento, das 17h às 20h;

dia 25/10, das 7h às 17h.

SEMANA ROSA

16/10 – Mutirão de Preventivo e Mamografia na Unidade de Atendimento à Mulher, horário de funcionamento das 9h às 20h;

17/10 – Lançamento Calendário Outubro Rosa da Associação Paraguaçuence de Combate ao Câncer no Rotary, às 20h.

18/10 – Curso de Defesa Pessoal para mulheres no LIONS 19h30 às 20h30;

19/10 – Palestra sobre Câncer de Pele com Dra. Carolina Almeida no LIONS, às 19h30.

20/10 – Caminhada do Centro de Convergência até a Matriz com aula de Zumba na praça, às 19h, no Centro de Convergência;

21/10 – Dia da Saúde: ações preventivas e de saúde, com parceria de várias instituições, das 8h às 13h, na praça da Matriz e Mutirão de Preventivo e Mamografia na Unidade da Mulher, das 7h às 17h.

5 fotos

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista
Turismo e Passeio