Contagem regressiva para o término do PERT

Corra! Essa é a última chance!

Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Prefeita Almira Garms assina protocolo de intenções para a criação de Aterro Sanitário

A prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, com mais oito prefeitos da região, participou do ato de assinatura do protocolo de intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista, nome provisório com o qual foi “batizada” a entidade que ainda será formalizada, ocorrido na manhã da última sexta-feira, 29, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.

Além de Almira Garms, o protocolo foi assinado pelos seguintes prefeitos: Nelson Bugalho (Presidente Prudente), Alberto Araújo (Rancharia), Daniel Alonso (Marília), Roberto Volpe (Santo Anastácio), José Carlos Cabreira (Álvares Machado), Dario Marques (Caiabu) e Lucas Inague (Presidente Bernardes). Martinópolis e Emilianópolis enviaram representantes para o evento.

Felipe Goulart, diretor do departamento do Meio Ambiente, assinou por Martinópolis e Danielle Bettio, engenheira agrônoma de Emilianópolis, assinaram o protocolo.

Segundo o prefeito Nelson Bugalho, a próxima etapa é a aprovação pela câmara de vereadores de todos os municípios de um projeto de lei para a criação do consórcio; em seguida, dá-se a escolha de uma área para implantar um aterro e, finalmente, a realização de um processo de licenciamento ambiental. “O prazo estimado para a conclusão de todo o processo é de no mínimo dois anos”, afirmou Bugalho.

O prefeito destacou que é muito importante estimular a coleta seletiva para gerar menos resíduos, aumentar a vida útil dos aterros e gerar renda por meio dos produtos recicláveis.

O diretor de controle e licenciamento ambiental da Cetesb, Geraldo Amaral, e o gerente local da unidade, José Benites de Oliveira, participaram da reunião . Amaral disse que o órgão ajuda os municípios a encontrarem boas soluções para a questão do lixo e citou como bom exemplo no estado o Consórcio Intermunicipal de Aterros Sanitários de Jundiaí que chega a processar de 400 a 500 toneladas de lixo/dia.

O prefeito de Marília afirmou durante o evento que é preciso dar uma solução econômica para o lixo. “Para Marília o custo é alto, é o terceiro maior gasto do orçamento, só fica atrás de saúde e educação; levamos o lixo para Quatá e Piratininga atualmente, mas precisamos encontrar uma solução mais econômica”, afirmou.

Durante o evento também foi instituída uma comissão gestora (ainda não definitiva), formada pelos seguintes representantes: Mateus Martins Godoi e Wilson Portella Rodrigues, de Presidente Prudente; Ricardo Mustafá e Marcio Spósito de Marília, e Sérgio Campos e Priscila Ruiz, de Paraguaçu Paulista.

O evento contou com a participação dos vereadores Geraldo Souza, Demerson Dias, Elza do Gás, Adão Batista e Willian Leite.

A próxima reunião do Consórcio ocorre neste mês de outubro em data ainda a ser definida, em Paraguaçu Paulista.

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista
Turismo e Passeio
Símbolos Municipais