Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Samu e Corpo de Bombeiros integram serviço em um único local, a partir do dia 15

A partir da segunda quinzena de fevereiro, as ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e as do Corpo de Bombeiros de Paraguaçu Paulista vão integrar o atendimento à população em um único local, que será na sede dos bombeiros, ali na entrada do Centro de Convergência, onde já está instalada a corporação.

A prefeita Almira Garms esclareceu que o serviço do Samu irá passar a operar dentro do quartel do Corpo de Bombeiros. “Mas a nossa ideia não é só de economia, e sim de otimização de serviços para atender melhor o cidadão paraguaçuense”, afirmou Almira.

Nesse sentido, a diretora do Departamento de Saúde Cristiane Bonfim, esclarece que integrando as ambulâncias do Samu com as do Corpo de Bombeiros será uma forma de “investir na racionalidade do trabalho realizado, reduzindo o tempo resposta no atendimento, como já tem sido feito em outros municípios como é o caso de Assis, por exemplo”.

Com a integração dos dois serviços em um mesmo local, transformando o atendimento pré-hospitalar em uma política de integração dos serviços, a Saúde municipal irá ainda investir na qualificação dos profissionais que atendem neste serviço.

“Atualmente, temos situações em que as ambulâncias do Samu e dos Bombeiros são acionadas para atender a mesma ocorrência. A integração evitará esse gasto desnecessário e ainda reduzirá o tempo resposta do Samu em casos de urgência extrema”, informou Cristiane Bonfim.

Hoje, o principal problema é a falta de um sistema de comunicação para integrar as duas unidades de urgência. Com esta integração e os dois atendimentos operando no mesmo local, o problema da disponibilização de dois serviços essenciais para uma mesma ocorrência será sanado, conforme esclarece a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim.

FOTOS:

Com o Samu e o Corpo de Bombeiros operando no mesmo local, o problema da disponibilização de dois serviços essenciais para uma mesma ocorrência, não acontecerá mais (Fotos: Fabrício Pena)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista
Turismo e Passeio
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
Canal do Contribuinte
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM