Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Saúde de Paraguaçu alerta folião para o uso da camisinha no Carnaval

#VamosCombinar

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

#VamosCombinar, Prevenir é Viver o Carnaval é o tema da campanha de prevenção ao HIV/aids 2018. A campanha dá continuidade a nova abordagem adotada pelo Ministério intitulada Prevenção Combinada, lançada durante o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, em 1º de dezembro de 2017, e visa fortalecer às diversas formas de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis como o HIV/aids junto ao público jovem.

Em Paraguaçu Paulista, as ações serão realizadas pelo Departamento de Saúde, no Grande Lago Benedicto Benício, já que a previsão é de que receba um grande público durante o carnaval.

Nos dias 10 e 11 de fevereiro a equipe do SAE/CTA “Ambulatório de Infectologia”, estará das 16 às 19 horas à disposição de toda a população para esclarecimentos e distribuição de insumos de prevenção. “Esperamos distribuir aproximadamente sete mil preservativos masculinos e 800 preservativos femininos, além de folders e panfletos com orientação sobre os métodos de prevenção e informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis”, informou o coordenador do SAE/CTA Wanderson Aparecido dos Santos.

Ele esclareceu ainda Paraguaçu Paulista dispõe também de uma ferramenta que está ajudando muitas pessoas a evitar o contagio do HIV através do sexo, que é a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV). “É uma medida de prevenção à infecção pelo HIV que consiste no uso de medicação em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contato com o HIV, tais como, violência sexual ou relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha). Para o folião que se encontrar numa dessas situações, deverá procurar, o mais rápido possível, o Pronto Socorro onde será avaliado por um médico sobre a necessidade de entrar com a medicação”, orientou Wanderson.

O coordenador reforça que a PEP é uma medida preventiva de emergência e, por isso, não serve como substituta à camisinha.

O hábito de não usar camisinha tem impacto direto no aumento de casos de e aids entre os jovens. No Brasil, a epidemia avança na faixa etária de 20 a 24 anos, na qual a taxa de detecção subiu de 14,9 casos por 100 mil habitantes, em 2006, para 22,2 casos em 2016. Entre os jovens de 15 a 19 anos, o índice aumentou, passando de 3,0 em 2006 para 5,4 em 2016.

#VamosCombinar, Prevenir é Viver o Carnaval é o tema da campanha de prevenção ao HIV/aids 2018 (Foto Ilustrativa)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites