Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

CREAS traz reflexão sobre combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes

Dezenas de crianças e adolescentes lotaram o auditório do CPP para prestigiarem a apresentação da peça teatral “Aprofunde o seu olhar”, pela Equipe Parabolé.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

16/05/2018

O Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes será celebrado no dia 18 de maio, próxima sexta-feira, e o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social - de Paraguaçu Paulista, promoveu o debate sobre o assunto com a apresentação da peça teatral “Aprofunde o seu olhar”, pela Equipe Parabolé – Educação e Cultura mobilizar. O objetivo foi o de mobilizar a sociedade paraguaçuense e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes.

Neste em todos os dias, é importante refletir sobre o assunto e tirar o tema da invisibilidade para evitar que mais crianças e adolescentes sofram sem que os agressores continuem não sendo responsabilizados. Não falar sobre o assunto também é uma forma de não reconhecer que o problema existe, não calar diante de uma situação de violência sexual contra crianças e adolescentes pode contribuir com que sejam protegidas.

Dezenas de crianças lotaram o auditório do CPP para prestigiarem a apresentação da peça teatral e a atividade desenvolvida em Paraguaçu foi uma realização da Prefeitura Municipal, juntamente com o Departamento de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Departamento de Educação.

Abuso x Exploração

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com pessoa de idade inferior 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie. Há quatro formas de exploração sexual: redes de prostituição; parágrafo; redes de tráfico e turismo sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Fotos

Dezenas de crianças lotaram o auditório do CPP para prestigiarem a apresentação da peça teatral “Aprofunde o seu olhar”, pela Equipe Parabolé (Foto: Cedida/CREAS)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista