Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Hoje é Dia Nacional do Teste do Pezinho

06/06/2018

A ação reforça a importância do exame para prevenção da deficiência intelectual; mães e pais influenciadores digitais participam da campanha

Neste dia 6 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho: um exame rápido, gratuito e obrigatório por lei, que detecta doenças antes de os sintomas aparecerem.

Realizado a partir da coleta de gotinhas de sangue do calcanhar do recém-nascido, o exame é fundamental na prevenção da deficiência intelectual e na melhoria da qualidade de vida das crianças.

A diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim, orienta que, para que a prevenção seja possível, “o exame deve ser realizado após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê".

O exame básico, que é gratuito e disponibilizado pelo SUS, detecta seis doenças: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias, Hiperplasia Adrenal Congênita e Deficiência de Biotinidase.

O Teste do Pezinho foi implantado no Brasil em 1976 e, desde 2001, é um Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN) credenciado pelo Ministério da Saúde.

Foto Ilustrativa

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista
Turismo e Passeio