Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Prefeita Almira assina termo de cooperação para processo de implantação de TV digital

Parceria será para realizar o cadastramento das famílias de Paraguaçu Paulista que têm direito a retirar os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto.

07/06/2018

O sinal analógico de TV será desligado em 28 de novembro deste ano em 14 cidades da região, incluindo Paraguaçu Paulista. Após essa data, todos os canais abertos de televisão passarão a transmitir a programação exclusivamente pelo sinal digital.

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista firmou uma parceria com a entidade não governamental Seja Digital, para o cadastramento das famílias que têm direito a retirar os kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto.

Terão direito aos kits gratuitos, as famílias beneficiárias do Bolsa Família cadastradas no Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. A distribuição está prevista no plano de universalização da recepção dos sinais da TV Digital no país.

A expectativa do Ministério é que até o fim de 2018, as famílias do Bolsa Família em todo o país receberão gratuitamente o kit da TV Digital.

Já a Seja Digital é responsável por operacionalizar o processo de digitalização da TV no Brasil, com a qual a Prefeitura de Paraguaçu Paulista assinou Termo de Cooperação para o cadastramento das famílias que têm direito a retirar os kits gratuitos.

O Termo de Cooperação foi assinado pela prefeita Almira Garms, que estava acompanhada da diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos, em evento realizado em Assis nesta quinta-feira (7), quando também esteve presente o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto.

Além de Paraguaçu Paulista, outros municípios assinaram o Termo de Cooperação como Assis, Borá, Cândido Mota, Cruzália, Echaporã, Florínia, Lutécia, Maracaí, Palmital, Pedrinhas Paulista, Platina, Quatá e Tarumã.

Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal.

Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até o fim de 2018.

FOTO 01

A prefeita Almira Garms recebe o kit gratuito que será distribuído para as famílias beneficiárias do Bolsa Família, para mudança do sinal analógico para o digital

FOTO 02

A diretora de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Mattos, concede entrevista para o site Assiscity e fala sobre programa social Seja Digital (Fotos: Gabinete)