Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Com a capoeira angola, Xandão leva o nome de Paraguaçu ao outro lado do mundo

Assessoria de Comunicação de Paraguaçu Paulista – Silvana Paiva

29/06/2018

O nome de Paraguaçu Paulista vai atravessar o oceano levado na bagagem de Alexandre Zacarias “Xandão”, literalmente. À frente da Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” em Paraguaçu Paulista, Xandão segue viagem neste fim de semana com destino à Finlândia, Londres, Ucrânia, Croácia e Israel para divulgar os elementos tradicionais que caracterizam a capoeira angola.

“Sigo para esses lugares disseminando o que Paraguaçu produziu nos últimos trinta anos em atividades com a capoeira de angola”, relatou Xandão. O contra mestre viaja todos os anos para cumprir uma agenda em núcleos onde a Escola de Capoeira Angoleiros do Sertão tem representante, para supervisionar o que está sendo feito nesses locais.

“É com esse intercâmbio cultural que divulgamos a capoeira angola de Paraguaçu Paulista e atraímos alunos estrangeiros para o município, com o objetivo de aprimorar mais as nossas técnicas e fundamentos”, disse Xandão.

A Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” existe no Brasil há mais de 40 anos, tendo sido criada em Feira de Santana (BA). Em Paraguaçu Paulista, “Os Angoleiros do Sertão” chegaram por volta de 1990, quando foi estabelecido o núcleo no município já sob responsabilidade do contra mestre Xandão.

“Os Angoleiros do Sertão valorizam o resgate, a preservação e a divulgação dos elementos tradicionais que caracterizam a capoeira angola, pois é através destes elementos que ela agrupa seus praticantes num projeto de conscientização social, política, cultural e corporal”, finalizou Xandão.

FOTO

À frente da Escola de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” em Paraguaçu Paulista, Xandão segue viagem neste fim de semana com destino à Finlândia, Londres, Ucrânia, Croácia e Israel para divulgar os elementos tradicionais que caracterizam a capoeira angola (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista