Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Com nova utilidade, prédio da UPA vai abrigar o “Postão” de Paraguaçu: município ganha CEM – Centro de Especialidades Médicas

O CEM vai oferecer mais de 20 especialidades médicas com uma estimativa de mais de dez mil atendimentos por mês.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

29/06/2018

Concluído há cinco anos, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – de Paraguaçu Paulista estava fechado, sem uso e deteriorando. A municipalidade não tinha condições de custear o funcionamento da UPA pronta, a federação queria os R$ 4 milhões investidos na obra de volta se nenhum destino fosse dado ao prédio. Estava criado o impasse.

A solução veio em maio último quando o presidente Michel Temer assinou o Decreto 9.380/2018 alterando a legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos municípios com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), como era o caso da UPA.

Com o Decreto, Paraguaçu Paulista poderia usar o prédio para outras finalidades de saúde, facilitando o atendimento da população e contribuindo para a gestão municipal, já que não teria mais que devolver o dinheiro investido.

A partir dessa decisão, a prefeita Almira Garms sinalizou à equipe da Saúde municipal para que começasse a preparar o prédio para receber um serviço de grande repercussão social em Paraguaçu Paulista: a do Posto Central de Saúde, mais conhecido como Postão. Como resultado, o município receberá no dia 6 de julho de 2018, às 9 horas, o CEM – Centro de Especialidades Médicas – Ricardo Barros, em homenagem ao ex-ministro da Saúde que foi quem mais intercedeu pelos municípios para que os prédios das UPAS pudessem ser usados para outras finalidades de saúde.

O Postão, onde está instalado hoje, não comporta mais o atendimento à população, pois é um prédio da década de 1940. A cidade cresceu, a população aumentou consideravelmente, a estrutura física do prédio não suporta mais nenhum tipo de reforma, seja hidráulica ou elétrica. “Se instalássemos mais um ar-condicionado que fosse no prédio do Postão, corremos o risco de provocar um incêndio”, afirmou a diretora municipal de Saúde Cristiane Bonfim.

O CEM – CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Um prédio de 1.400 m2 com uma estrutura adequada de acolhimento e que vai trazer benefícios para todos: a população, os funcionários e os médicos. É com essa perspectiva para a população de Paraguaçu Paulista que a prefeita Almira Garms entregará o CEM – Centro de Especialidades Médicas.

O CEM será denominado RICARDO BARROS, conforme o Decreto nº 6.306/2018, de autoria do Poder Executivo, considerando que o Centro de Especialidades Médicas é uma realidade graças à sensibilidade e decisão de Ricardo Barros, à época em que era ministro da Saúde.

A diretora de Saúde, Cristiane Bonfim explica que os funcionários serão beneficiados porque vão ter um ambiente salubre de trabalho, os médicos ganham porque vão ter áreas separadas por especialidades, a população também ganha porque vai ficar melhor acomodada com alas separadas por atendimento e especialidades como, por exemplo, as crianças que vão ter uma ala pediátrica.

“Vamos acomodar em um único prédio, três serviços importantes: a parte de especialidades médicas, a odontológica e o SAE-CTA que é o Programa Municipal de DST/Aids. Além disso, cada médico vai ter a sua própria sala, sendo que hoje no Postão um médico tem que aguardar o outro sair para poder usar a mesma sala para começar o atendimento”, relatou Cristiane.

Quanto à distância, por o CEM estar mais longe do centro da cidade, a diretora de Saúde é incisiva ao afirmar que a população “tem que pensar no custo-benefício que vai compensar qualquer esforço para ter um atendimento melhor”.

Com o CEM Ricardo Barros a população de Paraguaçu Paulista terá acesso a especialidades como cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, neurologia, dermatologia, neuropediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, pediatria, clínica geral, vacinas, curativos, inalação, eletrocardiograma, teste do pezinho, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, periodontia, endodontia (tratamento de canal), SAE – Serviço de Atendimento Especializado DST/ AIDS, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social, com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês.

FOTO

O CEM vai oferecer mais de 20 especialidades médicas com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês (Foto: Fabrício Pena)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites