Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Com nova utilidade, prédio da UPA vai abrigar o “Postão” de Paraguaçu: município ganha CEM – Centro de Especialidades Médicas

O CEM vai oferecer mais de 20 especialidades médicas com uma estimativa de mais de dez mil atendimentos por mês.

29/06/2018

Concluído há cinco anos, o prédio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – de Paraguaçu Paulista estava fechado, sem uso e deteriorando. A municipalidade não tinha condições de custear o funcionamento da UPA pronta, a federação queria os R$ 4 milhões investidos na obra de volta se nenhum destino fosse dado ao prédio. Estava criado o impasse.

A solução veio em maio último quando o presidente Michel Temer assinou o Decreto 9.380/2018 alterando a legislação sobre a readequação da rede física do Sistema Único de Saúde (SUS), oriunda de investimentos realizados pelos municípios com recursos repassados pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), como era o caso da UPA.

Com o Decreto, Paraguaçu Paulista poderia usar o prédio para outras finalidades de saúde, facilitando o atendimento da população e contribuindo para a gestão municipal, já que não teria mais que devolver o dinheiro investido.

A partir dessa decisão, a prefeita Almira Garms sinalizou à equipe da Saúde municipal para que começasse a preparar o prédio para receber um serviço de grande repercussão social em Paraguaçu Paulista: a do Posto Central de Saúde, mais conhecido como Postão. Como resultado, o município receberá no dia 6 de julho de 2018, às 9 horas, o CEM – Centro de Especialidades Médicas – Ricardo Barros, em homenagem ao ex-ministro da Saúde que foi quem mais intercedeu pelos municípios para que os prédios das UPAS pudessem ser usados para outras finalidades de saúde.

O Postão, onde está instalado hoje, não comporta mais o atendimento à população, pois é um prédio da década de 1940. A cidade cresceu, a população aumentou consideravelmente, a estrutura física do prédio não suporta mais nenhum tipo de reforma, seja hidráulica ou elétrica. “Se instalássemos mais um ar-condicionado que fosse no prédio do Postão, corremos o risco de provocar um incêndio”, afirmou a diretora municipal de Saúde Cristiane Bonfim.

O CEM – CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS

Um prédio de 1.400 m2 com uma estrutura adequada de acolhimento e que vai trazer benefícios para todos: a população, os funcionários e os médicos. É com essa perspectiva para a população de Paraguaçu Paulista que a prefeita Almira Garms entregará o CEM – Centro de Especialidades Médicas.

O CEM será denominado RICARDO BARROS, conforme o Decreto nº 6.306/2018, de autoria do Poder Executivo, considerando que o Centro de Especialidades Médicas é uma realidade graças à sensibilidade e decisão de Ricardo Barros, à época em que era ministro da Saúde.

A diretora de Saúde, Cristiane Bonfim explica que os funcionários serão beneficiados porque vão ter um ambiente salubre de trabalho, os médicos ganham porque vão ter áreas separadas por especialidades, a população também ganha porque vai ficar melhor acomodada com alas separadas por atendimento e especialidades como, por exemplo, as crianças que vão ter uma ala pediátrica.

“Vamos acomodar em um único prédio, três serviços importantes: a parte de especialidades médicas, a odontológica e o SAE-CTA que é o Programa Municipal de DST/Aids. Além disso, cada médico vai ter a sua própria sala, sendo que hoje no Postão um médico tem que aguardar o outro sair para poder usar a mesma sala para começar o atendimento”, relatou Cristiane.

Quanto à distância, por o CEM estar mais longe do centro da cidade, a diretora de Saúde é incisiva ao afirmar que a população “tem que pensar no custo-benefício que vai compensar qualquer esforço para ter um atendimento melhor”.

Com o CEM Ricardo Barros a população de Paraguaçu Paulista terá acesso a especialidades como cardiologia, pneumologia, gastroenterologia, neurologia, dermatologia, neuropediatria, ortopedia, otorrinolaringologia, pequenas cirurgias, pediatria, clínica geral, vacinas, curativos, inalação, eletrocardiograma, teste do pezinho, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, periodontia, endodontia (tratamento de canal), SAE – Serviço de Atendimento Especializado DST/ AIDS, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia e serviço social, com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês.

FOTO

O CEM vai oferecer mais de 20 especialidades médicas com uma estimativa aproximada de mais de dez mil atendimentos por mês (Foto: Fabrício Pena)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

Conheça Paraguaçu Paulista