Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

SARAMPO E PÓLIO: Paraguaçu vacina 55% do público-alvo; campanha vai até o dia 31

Das 2.214 crianças a serem imunizadas, a Saúde já vacinou 1.225

Assessoria de Comunicação da Prefeitura

10/08/2018

Em menos de uma semana de realização da Campanha de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite, Paraguaçu Paulista já vacinou 55,33% do público-alvo. A informação é da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, a partir de prévia feita até a última quinta-feira (9).

Em Paraguaçu Paulista, a campanha teve início no último dia 4 de agosto, dois dias antes da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. “A estimativa é que em Paraguaçu Paulista sejam imunizadas 2.214 crianças e já vacinamos mais 55% desse total (1.225), o que é muito positivo para o resultado geral da campanha”, segundo Cristiane Bonfim.

O 'Dia D' de mobilização nacional ocorrerá no dia 18 de agosto, entretanto a ação segue até o fim do mês nos postos de saúde do município. A prioridade da campanha são crianças de um ano de idade até menores de cinco anos, público considerado mais suscetível às doenças. A meta é vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo.

De acordo com Mistério da Saúde a campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP.

Como prevenir o sarampo e a pólio

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que gera sintomas como febre, tosse persistente, corrimento nasal e conjuntivite, com pequenas mancha savermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, se espalhando por todo corpo. O tratamento do sarampo é feito de forma a aliviar os sintomas porque esta doença é causada por um vírus e por isso o corpo consegue se livrar dele sozinho, sem a necessidade de antibióticos.

A vacina contra o sarampo é a melhor forma de prevenir a doença e faz parte do calendário básico de vacinação infantil, sendo dada as crianças entre 12 e 15 meses, com reforço entre os 4 e 6 anos. Essa vacina é altamente eficaz mas como o vírus pode sofrer uma mutação, por vezes, mesmo pessoas vacinadas podem ser infectadas pelo sarampo anos mais tarde.

A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis. A doença não tem cura, mas pode ser evitada com a vacina.

FOTO

Das 2.214 crianças a serem imunizadas, a Saúde de Paraguaçu Paulista já vacinou 1.225 (Foto Ilustrativa)

1 fotos

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites