Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Comer de forma saudável pode ser um fator de proteção contra o câncer de mama

OUTUBRO ROSA

“A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce”, orienta a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

08/10/2018

Muitas pessoas sabem que a boa alimentação é fundamental para manter o peso adequado. Mas você sabia que o câncer de mama também pode ser prevenido comendo de forma saudável? Isso porque, o consumo de alimentos saudáveis ajuda na redução dos fatores de risco - que vão além da hereditariedade. É o que explica o tecnologista da área técnica de Alimentação e Nutrição do Instituto Nacional do Câncer, Fábio Carvalho.

“Existe na população uma ideia de que o câncer é necessariamente hereditário. E a gente já sabe que é possível prevenir por meio de algumas atividades. Dentre elas, alimentação e nutrição. Por exemplo, a obesidade e o sobrepeso após a menopausa, a inatividade física e o consumo de bebida alcoólica são fatores de risco pro câncer de mama. E como fator de proteção então, a gente tem a manutenção do peso corporal adequado e a atividade física”.

De acordo com o INCA, cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável e variada dando preferência ao consumo de frutas, verduras, cereais integrais e feijões, por exemplo. De acordo com Fábio, os alimentos funcionam como fator de proteção. Mas o tecnologista alerta: cuidado. Desconfie se alguém lhe passar uma receita de apenas um alimento capaz de curar ou prevenir o câncer.

“Não existe um alimento milagroso pra prevenir qualquer tipo de câncer: seja o câncer de mama ou outro. Mas existem tipo de alimento que ajudam a prevenir - que a gente chama de alimentos in natura ou minimamente processados. E o que a gente recomenda evitar são os alimentos ultraprocessados - que contém muito sódio, açúcar e sal. Como exemplos de alimentos ultraprocessados, a gente pode colocar suco de caixinha, macarrão instantâneo, biscoitos… Esses alimentos devem ser evitados pensando na perspectiva tanto da prevenção de sobrepeso e obesidade, quanto da prevenção do câncer”.

Em Paraguaçu Paulista, a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, lembra a população da importância da prevenção do câncer. “A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce. Em caso de alterações suspeitas na mama, é essencial buscar o serviço de saúde para investigação”, orientou Cristiane Bonfim.

FOTO:

“A cada ano, o movimento ‘Outubro Rosa’ chama a atenção para ações de prevenção - como alimentação e atividades físicas - e diagnóstico precoce”, orienta a diretora de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim (Foto Ilustrativa)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites