Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Em Paraguaçu, aula inaugural dá início às atividades do Via Rápida Emprego

A carreta do programa Via Rápida Emprego ficará um mês em Paraguaçu Paulista, com o curso de panificação e confeitaria

08/1/2018

Nesta segunda-feira (8) foi realizada, em Paraguaçu Paulista, a aula inaugural do curso de panificação e confeitaria, do programa Via Rápida Emprego. Na oportunidade, estiveram presentes a prefeita Almira Garms, a diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos, o coordenador do Centro Paula Souza, Luiz Yonashiro, professores e alunos participantes do curso de panificação e confeitaria.

As aulas serão ministradas por professores do Centro Paula Souza – a ETEC “Augusto Tortolero Araújo – de Paraguaçu Paulista, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que utilizarão a estrutura da unidade móvel para capacitar os estudantes.

A carreta do Via Rápida está instalada na quadra da Avenida Siqueira Campo, em frente ao Ginásio de Esportes “Sílvio Magalhães Padilha”, onde permanecerá por um mês, tempo necessário para a conclusão do curso de panificação e confeitaria.

Em Paraguaçu Paulista, o curso é oferecido àqueles que se inscreveram por meio dos CRAS I, II e III do município ou do site do Via Rápida. De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Mattos, foram preenchidas as 60 vagas oferecidas e os inscritos estão divididos em três turmas: 20 para o período da manhã, 20 para a tarde e 20 para o período da noite.

Na aula inaugural, a prefeita Almira Garms reforçou que os cursos oferecidos pelo Via Rápida Emprego têm como prioridade aqueles que estão desempregados. “É uma oportunidade para que essas pessoas sejam capacitados gratuitamente e, estando qualificados, possam buscar uma oportunidade no mercado de trabalho ou, ainda, abrir seu próprio negócio”, enfatizou a prefeita Almira.

No decorrer do curso, os participantes receberão conhecimentos referentes à tecnologia de panificação e confeitaria, além do desenvolvimento de habilidades práticas na produção de pães, bolos, doces e salgados, conforme normas de higiene e segurança no trabalho.

O Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece cursos básicos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais.

A carreta do Via Rápida Emprego, instalada na Avenida Siqueira Campos, em frente o Ginásio de Esportes “Sílvio Magalhães Padilha”, possui aproximadamente 60 m2 e é dotada de sala de aula, com capacidade para atender até 20 alunos por turma, e laboratório para ensino prático. A estrutura propicia um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho das atividades do dia a dia.

FOTO 01

A carreta do Via Rápida Emprego possui aproximadamente 60 m2 e é dotada de sala de aula e laboratório para ensino prático

FOTO 02

A diretora do Departamento de Assistência Social, Márcia Mattos, dá boas vindas aos participantes do curso de panificação e confeitaria