Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

Atividade física pode ajudar a evitar o câncer de mama

OUTUBRO ROSA

Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva

09/102018

Um dos tipos de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o câncer de mama, que responde por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Além disso, este ano, a estimativa de novos casos está em quase sessenta mil.

Antes dos 35 anos, esse tipo de câncer é relativamente raro, mas na medida em que a idade sobe gradualmente, principalmente depois dos 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Mas existem formas de tentar evitar o câncer de mama, uma delas é praticar atividade física regularmente, como explica o tecnologista da área técnica de Atividade Física do INCA, Fábio Carvalho.

“A atividade física também é um fator de prevenção ao câncer. Ele atua diretamente em alguns fatores biológicos, além, de também atuar em uma via indireta prevenindo o sobrepeso e a obesidade. Em relação aos mecanismos que levam atividade física à prevenção de câncer, a gente pode citar redução dos níveis circulantes de estrogênio, que é um hormônio; em relação a resistência à insulina e da inflamação, ele reduz esses hormônios e contribui para prevenção de câncer”.

Ainda segundo o Fábio, praticar atividade física também é um benefício para quem está doente em tratamento ou já curado do câncer.

“As pessoas que já passaram pelo tratamento e estão curados ou que estão com câncer, também se beneficiam com a atividade física. Nesses casos é bem importante ter um acompanhamento bem próximo do profissional de medicina que está acompanhando, assim como os outros profissionais, como o de educação física ou fisioterapeuta. Mas há benefícios sim, nesses mesmos mecanismos que eu citei, só é importante entender perfeitamente como é que ele vai poder fazer essa atividade física sem prejudicar o tratamento”.

O câncer de mama pode ser detectado na fase inicial e, em grande parte dos casos, isso aumenta as chances de tratamento e cura. Por isso, a cada ano vem aumentando a adesão ao movimento "Outubro Rosa", que tem objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, se for o caso, buscar o serviço de saúde para investigação.

Com informações da Agência Brasil.

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites