Prefeitura Municipal da Estância turistica de Paraguaçu Paulista

A partir de 15 de novembro, Prefeitura encerrará o serviço de coleta e destinação de resíduos da saúde

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

11/10/2018

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista informa às empresas e estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde que, a partir do dia 15 de novembro, encerrará o serviço de coleta e destinação final de resíduos da saúde, especificamente os da classe I, grupos A, B, C e E.

A Resolução Conama 358/2005 estabelece quem são os geradores de resíduos de serviços de saúde (RSSS) e, que cabe a esses geradores e ao responsável legal, o gerenciamento dos resíduos desde a geração até a disposição final.

A Lei Municipal nº 3.216/2018 regulamenta os Sistemas de Tratamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde no município. Já o Decreto Municipal nº 6.331/2018 dispõe sobre a transferência da gestão dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde para os respectivos geradores.

Com a determinação legal vigente para o encerramento das atividades de coleta e destinação final de RSSS, os geradores de resíduos da saúde instalados no município deverão contratar empresa especializada para a realização de coleta e destinação final dos resíduos da classe I, grupos A, B C e E.

O Departamento de Meio Ambiente, que coordena os serviços de coleta de resíduos no município, já está notificando os estabelecimentos geradores de RSSS para que entreguem, até o dia 12 de novembro, o Formulário de Cadastro de Geradores de RSSS preenchido e assinado pelo responsável legal do estabelecimento. Deverão entregar também, o Formulário de Cadastro de Empresa de prestação de serviços de coleta e destinação de RSSS preenchido e assinado pela empresa contratada, além de cópia do contrato. Os formulários estão disponíveis para download no site da Prefeitura de Paraguaçu Paulista.

O Diretor do Departamento de Meio Ambiente, Sérgio Pascoal de Campos, alerta para as sansões e multas amparadas por lei para aqueles que não cumprirem as etapas necessárias para a conclusão da transferência da gestão, e que iniciará um cronograma para verificação e fiscalização dos estabelecimentos geradores de resíduos da saúde no município.

“É importante ressaltar que, de acordo com a Lei Municipal nº 3.216/2018, os serviços de terceiros para realização de coleta e destinação de RSSS devem ser devidamente licenciados pelo Órgão de Controle Ambiental responsável e deverão ser comunicadas à Prefeitura, junto ao Departamento de Meio Ambiente”, orienta Sérgio.

Também está previsto que a contratação de serviços para o gerenciamento e manejo dos resíduos de serviço de saúde, não isenta as pessoas físicas e jurídicas da responsabilidade por danos que vierem a ser provocados pelo gerenciamento inadequado dos respectivos resíduos.

Priscilla Ruiz, responsável pela elaboração das etapas para a transferência da gestão de RSSS no município, ressalta que essas medidas são necessárias para coibir as práticas irregulares de disposição de resíduos perigosos com grande potencial de contaminação ambiental e prejuízos para a saúde pública no município. “Nós estamos à disposição para esclarecimentos e orientações necessárias para o preenchimento dos Formulários que deverão ser entregues, assim como sobre a contratação de empresa especializada para a coleta e destinação dos RSSS”, esclarece Priscilla.

FOTO:

A partir de 15 de novembro, Prefeitura encerrará o serviço de coleta e destinação de resíduos da saúde (Foto: Fabrício Pena)

Envie este albúm a um(a) amigo(a)

CIDADE
Conheça Paraguaçu Paulista
Histórico
Álbum de Fotos
Turismo e Passeio
Como Chegar
Símbolos Municipais
Calendário Mun de Eventos
SERVIÇOS
Canal do Contribuinte
Licitações
SINDSERV
ASP
ISS Web
SINPROM
ACESSO RÁPIDO
Câmara Municipal
Acervo Biblioteca Municipal
Maria Fumaça
Meio Ambiente
IMPRENSA
Agenda de Eventos
Concursos
Notícias
Publicações
Fale Conosco
P.A.S
Coméricio
Consultas

Prefeitura Municipal da Estancia Turistica de Paraguaçu Paulista - | Cep: 19700-000 | Fone: (18) 3361-9100

Copyright © 2013 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por - Agencia Expression - Desenvolvimento de Sites