Administração - Sexta-feira, 08 de Novembro de 2013

Dia Mundial em Memória das Vitimas de Trânsito” é lembrado com tristeza

Cerca de 1,2 milhão de pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Somente no Brasil, são 43 mil fatalidades no mesmo período, sendo quase 2 mil crianças, de acordo com dados do Ministério da Saúde – Datasus. São muitas vidas perdidas e um luto permanente para amigos e familiares destas pessoas. Por isso mesmo a data foi criada para homenagear as vítimas destes acidentes e, ao mesmo tempo, fazer um apelo para que todos colaborem para um trânsito mais seguro. No próximo domingo, dia 17 de novembro, conforme a lei que prevê que em todo ano, no terceiro domingo de novembro, celebra-se o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. O Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada celebra-se anualmente no terceiro domingo do mês de Novembro, num número crescente de países em todos os continentes do mundo. Este dia é dedicado à memória dos milhões de pessoas falecidas ou feridas em desastres de viação e às suas famílias e amigos. Tem ainda o propósito de prestar homenagem às equipas de emergência, à polícia e aos profissionais médicos que diariamente lidam com as consequências traumáticas da sinistralidade. A morte ou lesão por desastre de viação são ocorrências repentinas, violentas e traumáticas, e o seu impacto duradouro, por vezes, permanente. A cada ano, milhões de enlutados e vítimas de todo o planeta juntam-se aos muitos milhões que já sofrem em resultado de desastres de viação. O Dia da Memória responde, assim, à intensa necessidade sentida pelas vítimas e seus entes queridos de verem a sua perda e a sua dor publicamente reconhecidas. Este dia tornou-se também uma ferramenta importante para os governos e todos aqueles cujo trabalho envolve a prevenção do desastre ou resposta às suas consequências, uma vez que oferece a oportunidade de demonstrar a enorme dimensão e impacto das mortes e feridos nas estradas e a necessidade urgente de uma ação concertada para evitar isto.