Administração - Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018

SARAMPO E PÓLIO: Paraguaçu vacina 55% do público-alvo; campanha vai até o dia 31

Das 2.214 crianças a serem imunizadas, a Saúde já vacinou 1.225 Assessoria de Comunicação da Prefeitura 10/08/2018 Em menos de uma semana de realização da Campanha de Vacinação Contra Sarampo e Poliomielite, Paraguaçu Paulista já vacinou 55,33% do público-alvo. A informação é da diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Bonfim, a partir de prévia feita até a última quinta-feira (9). Em Paraguaçu Paulista, a campanha teve início no último dia 4 de agosto, dois dias antes da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. “A estimativa é que em Paraguaçu Paulista sejam imunizadas 2.214 crianças e já vacinamos mais 55% desse total (1.225), o que é muito positivo para o resultado geral da campanha”, segundo Cristiane Bonfim. O 'Dia D' de mobilização nacional ocorrerá no dia 18 de agosto, entretanto a ação segue até o fim do mês nos postos de saúde do município. A prioridade da campanha são crianças de um ano de idade até menores de cinco anos, público considerado mais suscetível às doenças. A meta é vacinar, pelo menos, 95% do público-alvo para diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo. De acordo com Mistério da Saúde a campanha de vacinação deste ano é indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças dessa faixa etária no país para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Como prevenir o sarampo e a pólio O sarampo é uma doença altamente contagiosa que gera sintomas como febre, tosse persistente, corrimento nasal e conjuntivite, com pequenas mancha savermelhadas que começam perto do couro cabeludo e depois vão descendo, se espalhando por todo corpo. O tratamento do sarampo é feito de forma a aliviar os sintomas porque esta doença é causada por um vírus e por isso o corpo consegue se livrar dele sozinho, sem a necessidade de antibióticos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de prevenir a doença e faz parte do calendário básico de vacinação infantil, sendo dada as crianças entre 12 e 15 meses, com reforço entre os 4 e 6 anos. Essa vacina é altamente eficaz mas como o vírus pode sofrer uma mutação, por vezes, mesmo pessoas vacinadas podem ser infectadas pelo sarampo anos mais tarde. A poliomielite é transmitida por água e alimentos contaminados ou contato com uma pessoa infectada. Muitas pessoas infectadas com o poliovírus não ficam doentes nem apresentam sintomas. No entanto, aquelas que ficam doentes desenvolvem paralisia, o que pode ser fatal. O tratamento inclui repouso, analgésicos e ventiladores portáteis. A doença não tem cura, mas pode ser evitada com a vacina. FOTO Das 2.214 crianças a serem imunizadas, a Saúde de Paraguaçu Paulista já vacinou 1.225 (Foto Ilustrativa)