Administração - Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018

Diretor de Agricultura trata da instalação do frigorífico para abate de ovinos, em Brasília

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 24/08/2018 O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista, Sérgio Pascoal de Campos, esteve em Brasília, no último dia 16, para reunião com subsecretário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário – SEAD), Kleber Vasconcellos Viana. Na ocasião, esteve em pauta o Projeto do PROINF “Frigorífico para Abate de Ovinos”, de Paraguaçu Paulista. Também participou da reunião, o engenheiro agrônomo Joelson Viera da Silva, que é consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário. O diretor Sérgio Pascoal relata que foram discutidas a continuidade da conclusão do projeto e a inclusão do abate de suínos no sistema de operação, como forma de oferecer maior sustentabilidade econômica ao empreendimento. De acordo com Sérgio, foi apresentada uma proposta para incluir na operação do frigorífico, uma reserva na operação para abate de animais provenientes da agricultura familiar, com destino ao abastecimento de programas governamentais. “Com a inclusão da agricultura familiar no projeto, este grupo de produtores poderá ter garantia de venda e estabilidade de preço. Para o frigorífico, seria uma forma de aumentar sua rentabilidade e garantir a sustentabilidade na operação, uma vez será estipulado um valor para a realização do abate”, defendeu Sérgio. O diretor de Agricultura e Meio Ambiente apresentou, ainda, os motivos pelos quais o empreendimento não entrou em operação, uma vez que se trata de um convênio de 2004. “Relatei as dificuldades que a atual gestão tem encontrado para dar continuidade no processo e destaquei o cancelamento de todas as licenças ambientais desde o ano 2011. Com essas informações, foi-nos dada a concessão de mais prazo para implantação do frigorífico para abate de ovinos, em atendimento à solicitação que fizemos anteriormente, juntamente com as justificativas”, informou Sérgio. No decorrer da reunião, foi abordado também o interesse de Paraguaçu Paulista de integrar o Programa de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), o que traria melhorias para os agricultores nas questões relacionadas às políticas de crédito, de apoio à comercialização e assistência técnica. “Esta é uma questão que interessa a todos. Então, iremos nos mobilizar para que Paraguaçu lidere a constituição de um Território Rural, em parceria com os municípios vizinhos”, finalizou o diretor Sérgio. FOTO: O diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista, Sérgio Pascoal de Campos, com o subsecretário SEAD, Kleber Vasconcellos Viana, e com o engenheiro agrônomo Joelson Viera da Silva, consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (Foto: Agricultura/Cedida)