Administração - Terça-feira, 02 de Outubro de 2018

Creas de Paraguaçu realiza campanha de Combate à Violência Contra o Idoso

2018 é o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva 02/10/2018 Com o intuito de orientar sobre todos os tipos de violência que os idosos sofrem e aproveitando para comemorar o Dia Internacional do Idoso, celebrado neste 1º de outubro, o Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma ação de abordagem aos cidadãos no centro da cidade com a entrega de um kit com material informativo. De acordo com a diretora do Departamento de Assistência, Márcia Mattos, a meta é “criar uma consciência social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal”, afirmou. Depois dessa abordagem, as assistentes sociais foram até os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) I, II e III, para entregar o mesmo material para os integrantes e assistidos pelos Centros de Paraguaçu Paulista. CCI em Porto Seguro Integrantes do CCI – Centro de Convivência dos Idosos – de Paraguaçu Paulista, seguiram em viagem a Porto Seguro (BA). Eles desembarcaram em terra baiana neste domingo, dia 30 de setembro. Animados com a viagem, os idosos chegaram em Porto Seguro com a expectativa de fazerem muitos passeios turísticos, de praticarem atividades físicas e participaram de um baile bem animado. 2018 O ano de 2018 passou é considerado o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, de acordo com o que estabelece a Lei 13.646/2018. A escolha do ano de 2018 se deu em razão da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, celebrada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 2015. Também em 2018 são comemorados os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 15 anos da aprovação do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741/2003). Mais de 30 milhões O número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE, e a tendência é que o envelhecimento da população acelere de forma a, em 2031, o número de idosos superar o de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos no Brasil. A estimativa é do demógrafo José Eustáquio Alves, professor da Escola Nacional de Estatísticas do IBGE. Em 2017, a população com 60 anos ou mais somou 30,2 milhões. Um ano antes, eram 29,56 milhões e, em 2012, 25,4 milhões - ou seja, em 5 anos, o país ganhou 4,8 milhões de idosos, um acréscimo de 19%. FOTO 01 Creas de Paraguaçu realiza campanha de Combate à Violência Contra o Idoso (Foto: Fabrício Pena) FOTOS 02 a 04 Integrantes do CCI – Centro de Convivência dos Idosos – de Paraguaçu Paulista, seguiram em viagem a Porto Seguro (BA). Eles desembarcaram em terra baiana neste domingo, dia 30 de setembro (Fotos: CCI/Cedidas) FOTO 05 O número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017 (Foto Ilustrativa)