Administração - Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018

"Todos contra o mosquito"

Mutirão de Limpeza nos bairros de Paraguaçu encerra semana com 250 viagens de caminhão

Para a prefeita Almira Garms, as soma de ações envolvendo todos os setores da Prefeitura e a população, mostram que em Paraguaçu Paulista “ninguém está sozinho na luta contra o Aedes aegypti” (Fotos: Saúde/Educação/FabrícioPena)

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

30/11/2018 – 17h31

Com uma marca aproximada de 250 viagens de caminhão em seis dias, o Mutirão de Limpeza "Todos contra o mosquito", que teve início em Paraguaçu Paulista na segunda-feira (26), no bairro Barra Funda, será encerrado neste sábado, dia 1º de dezembro, nas Vilas Athaíde, Vilas Affini, Jardim Paulista, Lina Leuzzi e Parque das Nações.

Na avaliação do diretor do Departamento de Obras, Mauro Branco, esse número de viagens de caminhão é um número alto, já que no ano passado foi realizada uma campanha desse gênero em Paraguaçu Paulista. “Vamos chegar a esse número de 250 viagens de caminhão neste sábado, quando o mutirão vai passar pelos últimos bairros agendados. Coletamos muito material nesta semana do Mutirão de Limpeza Todos Contra o Mosquito, e considero um volume alto porque fizemos uma campanha grande desse tipo no ano passado”, informou Mauro.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, também considera muito grande o volume de lixo e entulho como garrafas, pneus, latas e móveis velhos que as pessoas acumulam em suas casas, aumentando o risco de ter criadouro do Aedes aegypti.

“É muito grande o volume de material recolhido, as pessoas acumulam muito lixo e temos que ter mais atitude, mais determinação em não acumular coisas que não usamos mais, de dispensar essas coisas para que não se transformem em criadouros do Aedes aegypti. Temos que pensar que só nós podemos acabar com o mosquito Aedes aegypti. Ele é responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika. As pessoas infectadas podem sofrer diversas consequências graves e até morrer por causa de um mosquito que podemos eliminar não acumulando entulho como garrafas, pneus, latas e móveis velhos em nossas casas”, enfatizou Cristiane Bonfim.

“Todos contra o mosquito”

Paraguaçu Paulista teve uma verdadeira força de guerra contra Aedes aegypti no decorrer desta semana passada, na realização Mutirão de Limpeza "Todos contra o mosquito", que percorrer todos os bairros da cidade em seis dias.

O Mutirão contou com a força da equipe do Departamento de Obras que destinou 20 homens para a tarefa. Foram esses homens que percorreram a cidade, bairro a bairro, debaixo de sol e chuva, recolhendo todo o lixo e entulho como garrafas, pneus, latas e móveis velhos.

Do Departamento de Saúde, as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Controle de Vetores estão empenhadas em conscientizar a população quanto à prevenção e eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, bem como direcionando ações para combater as doenças como dengue, zika e chikungunya.

Na área da Educação, a meta é o aprendizado e a crianças e adolescentes têm aprendido nas escolas tudo sobre o Aedes aegypti para poderem explicar para os pais em casa ou, até, fiscalizaram as ações daqueles que insistem em ter criadouros de mosquitos.

Um exemplo desse aprendizado, foram as visitas feitas pelo coordenador do Controle de Vetores do Departamento de Saúde, Josué Campos Sena, aos alunos das escolas municipais que, curiosos, quiseram saber como o temido mosquito se reproduz e como fazer para eliminá-lo.

Josué também reuniu-se com as funcionárias da área da limpeza do Departamento de Esporte, para orientá-las sobre como manter os prédios livres dos focos do Aedes aegypti no período de férias, que inicia em dezembro e encerra em fevereiro do próximo ano.

De acordo com a prefeita Almira Garms, as soma de todas essas ações, envolvendo os setores da Prefeitura, mostram que em Paraguaçu Paulista “ninguém está sozinho na luta contra o Aedes aegypti”.

FOTO 01 e 02

O coordenador do Controle de Vetores do Departamento de Saúde, Josué Campos Sena, com os alunos das escolas municipais que, curiosos, quiseram saber como o temido mosquito Aedes aegypti se reproduz e como fazer para eliminá-lo

FOTO 03

FOTO 04