Turismo - Sexta-feira, 22 de Março de 2019

Turismo desenvolve ações para coibir depredações no Centro de Convergência

Por ser uma área extensa e aberta, o Centro de Convergência sempre foi alvo de vandalismo; o Departamento de Turismo tem desenvolvido, desde 2017, uma série de ações para que a depredação do local diminua.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

22/03/2019 – 14h10

Entre novembro e dezembro de 2018, o Departamento de Turismo de Paraguaçu Paulista enfrentou duas situações de depredação e furto de patrimônio público. Em ambos os casos, tratou-se de transformador de energia elétrica no Centro de Convergência que foram encontrados no chão, destruídos e sem o material de cobre de dentro do equipamento, que foi furtado. Um dos transformadores era de 150 kvA e, em caso de realização de eventos de grande porte no Centro de Convergência, era responsável por abastecer de energia elétrica a praça de alimentação do local.

O outro transformador furtado era de 225 kvA e levava energia para o setor de shows do Centro de Convergência. Juntos somavam o valor de R$ 30 mil, de acordo com a informação do diretor de Turismo, Sérgio Pereira.

Na ocasião, o Departamento de Turismo registrou boletim de ocorrência junto à Polícia Civil de Paraguaçu Paulista que acionou a perícia técnica até o local, para verificação e apontamento dos vestígios do vandalismo. Encerrado o trâmite de investigação policial, o que restou dos equipamentos destruídos foram recolhidos e guardados pela Prefeitura, já que foi acionado o seguro patrimonial que deverá ressarcir o prejuízo e provavelmente tomar posse do que restou do material destruído.

“Administrativamente o que tinha que ser feito, foi feito. Agora, o processo de ressarcimento do seguro, encontra-se em fase de tratativa entre a seguradora e o departamento jurídico da Prefeitura”, informou o diretor de Turismo, Sérgio Pereira.

Ações preventivas

Por ser uma área extensa e aberta, o Centro de Convergência sempre foi alvo de vandalismo. Em função dessa vulnerabilidade, o Departamento de Turismo da Prefeitura de Paraguaçu Paulista tem desenvolvido, desde 2017, uma série de ações para que as depredações no local diminuam.

Dentre essas ações estão o fechamento do local para acesso de carros e motos sem autorização; a

fixação de grades e cercamentos em toda extensão do local; a colocação de câmeras de vigilância interligadas com a Guarda Municipal; e a permanência de porteiro para controle de acesso ao recinto.

Atualmente, as normas de utilização do Centro de Convergência estabelecem que a entrada é livre para pedestres e ciclistas; para motos, carros e outros veículos somente por meio de regulamentos para cada atividade; para realização de eventos somente por meio de solicitação protocolada na Prefeitura.

Na pista de caminhada localizada no Centro de Convergência, local rotineiramente utilizado pela população, o diretor Sérgio salienta que a limpeza do entorno segue o cronograma municipal de roçada, que atende também outros setores do município. “Vale ressaltar que existem outras prioridades que precisam ser atendidas também como saúde, educação e praças, por exemplo”.

FOTO 01, 02 e 03

O Centro de Convergência foi fechado para acesso carros e motos sem autorização

FOTO 04

Foram colocadas câmeras de vigilância interligadas com a Guarda Municipal