Paraguaçu Paulista, Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 Telefone (18) 3361-9100

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 11 horas.

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 22 de Março de 2019

Paraguaçu celebra o Dia Mundial da Água

22/03/2019 - 17h10

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista registrou a celebração do Dia Mundial da Água, em 22 de março último, ressaltando a atitude positiva de muitos munícipes em favor da preservação desse importante recurso da natureza.

“O Brasil é um país privilegiado em recursos hídricos, sendo responsável por abrigar 12% de toda a reserva de água doce do mundo. Apesar da aparente abundância de água, neste Dia Mundial da Água nós temos que nos lembrar da importância da preservação desse recurso natural que é fundamental para a manutenção da vida no planeta”, destacou o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, Sérgio Pascoal de Campos.

Uma das atitudes positivas apontadas por Sérgio em Paraguaçu Paulista é a conservação de algumas nascentes de água, como a Nascente "Mina do Pote", localizada no Bairro São Matheus. “As estratégias de preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica. E nós temos alguns bons exemplos em Paraguaçu como a Mina do Pote”, destaca Sérgio.

O tema do Dia Mundial da Água deste ano é “Não deixar ninguém para trás”. Este tema é central no compromisso da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que visa permitir que todas as pessoas em todos os países se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e a atinjam a plena realização dos direitos humanos.

O direito humano a água e saneamento foi reconhecido pela ONU em dezembro de 2015, uma vez que eles são indispensáveis para prover meios de subsistência saudáveis e fundamentais para manter a dignidade de todos os seres humanos.

FOTO

A Nascente "Mina do Pote", localizada no Bairro São Matheus, em Paraguaçu Paulista, é uma das poucas nascentes de água conservadas no município (Foto: Depto. de Agricultura/Cedida)