Assistência Social - Sexta-feira, 17 de Maio de 2019

No dia do Assistente Social, profissionais são homenageados em Paraguaçu

Foi comemorado também do Dia do Psicólogo, a ser celebrado no dia 27 de agosto: “São dois profissionais que trabalham juntos, não tem como dissociar um do outro no atendimento à população, assim decidimos homenageá-los na mesma ocasião”, esclareceu a dire

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

17/05/2019 – 11h30

O 15 de maio é o Dia do Assistente Social, data para destacar essa categoria profissional que trabalha cotidianamente em defesa dos direitos sociais e pela melhoria das condições de vida da população. Para comemorar a data e homenagear os profissionais lotados no Departamento de Assistência Social, foi realizada pelo setor uma palestra motivacional, seguida de um jantar.

A palestra motivacional foi proferida pela assistente social do Poder Judiciário de Paraguaçu Paulista, Rosana César de Oliveira. Com experiência profissional na área há mais de 20 anos, Rosana destacou que o conhecimento teórico é importante, no entanto, que são necessárias as habilidades e aptidões pessoais para pôr em prática toda teoria.

“Muitas vezes as pessoas se capacitam tanto teoricamente, mas esquecem das aptidões pessoais. Então, eu digo para o assistente social, para o advogado, para o professor, seja qual for o profissional, precisamos entender que as nossas aptidões pessoais são tão importantes quanto nossos conhecimentos técnicos e as nossas habilidades”, destacou a assistente social Rosana.

Aptidões como essas que são necessárias também, por exemplo, no trabalho em rede entre Assistência Social de Paraguaçu e o Poder Judiciário local, conforme relata Rosana.

“Estamos presentes nos casos em que o Judiciário tem que discutir como quando ocorre uma questão de família, quando precisamos de um acompanhamento e essas famílias são atendidas por um serviço de convivência como os CRAS e o CREAS, assim como quando a Assistência Social precisa discutir algum caso antes que se judicialize. Então, esse trabalho em rede se dá nisso, nessa troca de conhecimentos técnicos e habilidades pessoais”, destacou Rosana que esteve acompanhada da psicóloga do Judiciário, Amanda Carollo.

A diretora municipal Márcia Mattos corrobora com a assistência social Rosana ao afirmar que os problemas do dia a dia, enfrentados pelos profissionais da área, podem ser melhor resolvidos se todos estiverem imbuídos principalmente de humanidade. “Nos deparamos com vários problemas, com vários obstáculos, mas se tivermos a humanidade de entender que fazemos parte de um processo e de que podemos contribuir de alguma forma, sendo positivos, tendo boa vontade, se realmente estivermos inseridos na Assistência Social com o objetivo de melhorar as condições de vida da população, teremos feito nosso melhor”, enfatizou Márcia.

FOTOS:

O 15 de maio é o Dia do Assistente Social. Para comemorar a data e homenagear os profissionais lotados no Departamento de Assistência Social, foi realizada pelo setor uma palestra motivacional, seguida de um jantar. Além do Dia do Assistente Social, foi comemorado também do Dia do Psicólogo, a ser celebrado no dia 27 de agosto. “São dois profissionais que trabalham juntos, não tem como dissociar um do outro no atendimento à população, assim decidimos homenageá-los na mesma ocasião”, esclareceu a diretora municipal Márcia Mattos. A palestra motivacional foi proferida pela assistente social do Poder Judiciário de Paraguaçu Paulista, Rosana César de Oliveira (Fotos: Silvana Paiva)