Paraguaçu Paulista, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Meio Ambiente participa de celebração ao Dia Nacional do Campo Limpo

O evento foi realizado na Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, que fica na Rodovia SP 284, no distrito de Sapezal, para um público estimado de 80 participantes, entre agricultores e distribuidores, profissionais do meio amb

23/08/2019 – 12h55

Integrantes do Departamento de Meio Ambiente de Paraguaçu Paulista participaram da celebração do Dia Nacional do Campo Limpo Comemorado, em evento realizado pela Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, gerenciada pela Arpev (Associação Regional de Recebimento e Prensagem de Embalagens Vazias). Na ocasião, foi comemorado o desempenho do programa de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas com diversas atividades no município.

A Modalidade DNCL Portas Abertas foi realizada na Central de Recebimento, que fica na Rodovia SP 284 – Km 481,5, no distrito de Sapezal, para um público estimado de 80 participantes, entre agricultores e distribuidores, profissionais do meio ambiente e do agronegócio, entre outros.

No dia 18 de agosto o Dia Nacional do Campo Limpo é lembrado em todo o Brasil. Criada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), a data comemora a participação de agricultores, indústrias fabricantes, cooperativas e canais de revenda além do poder público, na atuação, em prol da logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Brasil.

No evento realizado na Central de Recebimento, o tema foi amplamente discutido na busca da efetividade e ampliação desta ação para reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto deste tipo de embalagem. O encontro foi dirigido pelo diretor executivo da Arpev, Luciano Taveira, que explicou sobre a importância da data e sobre o funcionamento da Associação, desde o recebimento das embalagens até a destinação final.

“Foi exposto a responsabilidade de cada agente envolvido na produção e consumo dos defensivos agrícolas. Essa responsabilidade é prevista no Art.33 da Lei Federal 12.305/10, e por meio desta Lei é possível amenizar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto desses materiais”, informou a bióloga do Departamento de Meio Ambiente, Ana Flávia Vieira Lima.

“A importância da destinação correta para as embalagens de defensivos agrícolas, se dá pelo fato de que quando descartados em lugares impróprios podem contaminar o solo, lençóis freáticos e toda a biodiversidade do local. Além disso, quando essas embalagens são reutilizadas, sem terem passado por um processo correto de reciclagem, podem contaminar aqueles que fazem a sua utilização. Portanto, o Dia Nacional do Campo Limpo é uma data que precisa ser lembrada todos os dias, e a colaboração de todos é fundamental para o equilíbrio do meio ambiente”, destacou a bióloga Ana Flávia.

FOTO:

A Modalidade DNCL Portas Abertas foi realizada na Central de Recebimento, que fica na Rodovia SP 284 – Km 481,5, no distrito de Sapezal, para um público estimado de 80 participantes, entre agricultores e distribuidores, profissionais do meio ambiente e do agronegócio (Foto: Ana Flávia Vieira Lima/Cedida)

Portal atualizado em: 16/08/2022 16:32:58