Turismo - Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019

Em lançamento do programa “Parcerias Municipais”, prefeita Almira afirma que haverá redução da desigualdade entre cidades de SP

A prefeita Almira Garms, de Paraguaçu Paulista, esteve presente no lançamento do projeto Parcerias Municipais que foi apresentado oficialmente aos prefeitos na quinta-feira (22).

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

23/08/2019 – 17h15

A prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms participou do lançamento do Programa Parcerias Municipais, apresentado pelo governador João Doria a prefeitos e representantes de cerca de 450 das 645 cidades nesta quinta-feira (22), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

A prefeita Almira informou que o Governo do Estado vai oferecer bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras.

“O programa foi elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Regional, com apoio das pastas da Educação, Saúde e Segurança Pública. Trata-se da colaboração entre Estado e prefeituras para otimizar as políticas públicas de cada cidade, respeitando as características de cada localidade e reduzindo desigualdades regionais, o que poderá resultar na redução da desigualdade entre cidades de São Paulo”, informou Almira.

O Programa Parcerias Municipais é um trabalho de cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas para melhorar a execução de políticas públicas em cada cidade, sempre respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações. O objetivo do Programa é investir no desenvolvimento regional para aumentar a competitividade dos municípios paulistas, para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes e a redução de desigualdades regionais.

O Programa têm cinco pilares para alcançar os seus objetivos:

1-Concentração de esforços nos principais problemas dos municípios

2-Trabalho em redes e cooperação regional

3-Aumento de investimentos na infraestrutura municipal

4-Disseminação e compartilhamento de tecnologia

5-Pactuação de resultados

Com a implementação do programa os resultados esperados são:

1-Aliança efetiva com o Estado e os Municípios para melhoria do desempenho

2-Integração de ações e recursos em torno da superação de desafios compartilhados

3-Desenvolvimento regional a partir da elaboração de projetos estruturantes

4-Compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre os municípios

5-Acordos de parceria para execução de planos de ação, iniciativas e incentivos

“A iniciativa se espelha em um modelo de meritocracia utilizado pelos principais países da União Europeia e desenvolvido com base em 49 indicadores internacional de nove áreas diversas — educação, capital humano, saúde, segurança, infraestrutura, desenvolvimento econômico, juventude, desenvolvimento social e condições de vida”, elencou a prefeita Almira.

A ideia central é que os prefeitos tenham metas para cumprir nessas áreas estratégicas e que, a cada resultado positivo atingido, a cidade receba uma bonificação financeira vinda do governo estadual para aplicar nessas mesmas áreas premiadas.

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, expôs aos prefeitos os objetivos e desafios estratégicos da iniciativa, além de apresentar esquemas de pactuação de resultados, uso de inteligência de dados, plataforma web e adesão on-line dos municípios ao projeto.

Na primeira etapa do programa, o Governo de São Paulo vai propor sete desafios para os 645 municípios para as áreas de Educação (3), Saúde e Segurança Pública (2). As linhas gerais e objetivos do projeto estão disponíveis no site www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

FOTO CAPA:

A prefeita Almira informou que o Governo do Estado vai oferecer bonificações financeiras a todos os municípios paulistas que melhorarem indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras (Fotos: Gabinete/Cedidas)

FOTOS 02, 03, 04:

A prefeita de Paraguaçu Paulista Almira Garms participou do lançamento do Programa Parcerias Municipais, apresentado pelo governador João Doria a prefeitos e representantes de cerca de 450 cidades nesta quinta-feira (22), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes (Fotos: Gabinete/Cedidas)