Paraguaçu Paulista, terça-feira, 16 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Turismo - Sexta-feira, 25 de Outubro de 2019

Mulheres de Paraguaçu alcançam importantes conquistas no Esporte e na Educação

O mais recente feito foi de Larissa da Silva Felix, a primeira mulher a conquistar a faixa preta no judô de Paraguaçu Paulista.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

25/10/2019 – 15h00

Uma se expressa por meio das palavras. A outra por meio das artes marciais. Dayane do Carmo Batista e Larissa da Silva Felix são duas mulheres paraguaçuenses que alcançaram importantes conquistas neste mês de outubro, uma na área da Educação e a outra na área do Esporte, respectivamente.

Dayane do Carmo Batista, de 14 anos, está entre os classificados para a semifinal da VI Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pelo MEC – Ministério da Educação. Na categoria Crônica, Dayane está entre as nove escolhidas das 556 crônicas inscritas em todo o estado de São Paulo. Para chegar até aqui ela teve a orientação de outra mulher paraguaçuense, a sua professora Vanessa de Souza Cunha, da EMEF Professora Cleia Caçapava Silva.

As duas viajaram nesta semana passada para São Paulo para participar de encontros presenciais da Etapa Semifinal VI Olimpíada de Língua Portuguesa. Foram três dias de oficinas de formação, palestras, passeios culturais com o objetivo de ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos participantes.

Ao todo, 443 produções de todas as categorias foram selecionadas para as semifinais (regionais) em todo o Brasil. Destes, serão escolhidos 173 finalistas e seus professores para a etapa nacional. Somente 28 serão os grandes vencedores de 2019.

No Esporte, Larissa da Silva Felix tornou-se a primeira mulher paraguaçuense a conquistar a faixa preta no judô. O feito concretizou-se no último dia 19, em Mauá (SP), quando foi realizado o exame anual da Federação Paulista de Judô e da Confederação Brasileira de Judô para atletas que tinham o objetivo de conquistarem a sonhada faixa preta.

Larissa iniciou na modalidade em 2012 com os senseis Isaburo Suto e Odovaldo de Mello. Com disciplina e dedicação, durante esses anos conquistou as graduações até chegar à faixa marrom 1° Kyu, em 2018. Nestes últimos dois anos, Larissa se dedicou à preparação para conquistar a faixa preta, com cursos e treinamentos para a realização do grande dia em que todos os seus conhecimentos seriam colocados em prova, o que finalmente aconteceu.

Larissa da Silva Felix, a primeira mulher paraguaçuense a conquistar a faixa preta no judô, faz parte da Associação de Pais e Voluntários do Judô (APVJ) de Paraguaçu Paulista.

FOTO 01

Larissa da Silva Felix, a primeira mulher paraguaçuense faixa preta, com o sensei Isaburo Suto (Arquivo Pessoal/Reprodução)

FOTO 02

Larissa da Silva Felix, a primeira mulher paraguaçuense a conquistar a faixa preta no judô, faz parte da Associação de Pais e Voluntários do Judô (APVJ) de Paraguaçu Paulista (Arquivo Pessoal/Reprodução)