Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019

Meio Ambiente notifica cidadão por descarte irregular de lixo

Foi possível identificar o “dono” do lixo por meio de documentos com dados pessoais que foram descartados junto com outros materiais como podas de árvores, livros e apostilas.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

29/11/2019 – 11h17

Um cidadão de Paraguaçu Paulista foi notificado pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura devido a uma situação inusitada: em meio ao material descartado irregularmente havia documentos pessoais que possibilitaram identificar a pessoa “dona” do lixo.

O descarte irregular de lixo foi feito na rua Joaquim Carlos Lacerda e chegou ao conhecimento da Prefeitura por meio de uma denúncia de outro cidadão paraguaçuense. As equipes dos Departamentos de Meio Ambiente e de Fiscalização estiveram no local e constataram que a denúncia procedia e que o lixo havia mesmo sido depositado irregularmente no local.

Havia na rua Joaquim Carlos Lacerda, resíduos de poda de árvores, materiais recicláveis, livros, apostilas e vários documentos com dados pessoais. Através dos documentos, o Departamento de Meio Ambiente chegou ao responsável pelo descarte irregular do lixo e o mesmo foi notificado.

A bióloga Ana Flávia Vieira Lima, coordenadora do Centro de Educação Ambiental do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, afirma que um dos grandes causadores de impactos ambientais é o descarte incorreto de materiais, sejam recicláveis ou não.

“Depositar lixo em lugares inapropriados, além de contribuir para a poluição visual, pode acarretar diversos problemas ambientais como a proliferação de animais como rato, barata, carrapato e escorpião, por exemplo, além de provocar enchentes, contaminação de rios e lagos”, esclareceu Ana Flávia.

Além de sujar a cidade e o entorno, despejar lixo ou entulho em via pública é também considerado uma contravenção penal prevista no artigo 54 da Lei 9.605/98 que aplica pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa.

“Neste caso da identificação do cidadão em Paraguaçu Paulista, nós o notificamos apenas. No entanto, o Departamento de Meio Ambiente alerta sobre a proibição de descarte irregular de lixo e sobre o perigo de descartar dados pessoais nítidos, pois os mesmos podem ser utilizados por pessoas de má-fé”, ponderou a bióloga Ana Flávia.

FOTO CAPA

O descarte irregular de lixo foi feito na rua Joaquim Carlos Lacerda e chegou ao conhecimento da Prefeitura por meio de uma denúncia de outro cidadão paraguaçuense (Depto. Meio Ambiente/Cedida)

FOTO 02

Em meio ao material descartado irregularmente havia documentos pessoais que possibilitaram identificar a pessoa “dona” do lixo (Depto. Meio Ambiente/Cedida)