.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

DEZEMBRO VERDE

Meio Ambiente intensifica atividades de conscientização sobre abandono de animais


DEZEMBRO VERDE

Meio Ambiente intensifica atividades de conscientização sobre abandono de animais

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura – Silvana Paiva

 

02/12/2019 – 13h17

 

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista lança a campanha “Dezembro Verde” como luta e conscientização contra o abandono e as consequências do desamparo de animais, como questões de saúde e segurança públicas.

A médica veterinária do Departamento de Meio Ambiente, Cinthia Ribeiro Lourenço, esclarece que a criação do Dezembro Verde tem o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre o abandono de animais. “Mesmo sendo considerado crime, nos meses de dezembro a fevereiro o número de abandonos cresce no Brasil, devido ao período de férias em que as pessoas viajam”, alerta Cinthia.

Ela ressalta que o abandono de animais é uma forma de maus tratos, é considerado crime e está previsto no artigo 32 da lei federal nº 9.605/98. “A pena é de três meses a um ano de detenção e multa. Se houver morte do animal, a pena é aumentada em um sexto a um terço. Aqui em Paraguaçu Paulista, temos também o Decreto 6.472/19 que estabelece a guarda responsável de cães e gatos, com sanções e penalidades para quem pratica abandono e maus tratos”, orienta a médica veterinária. Cinthia relata que o Departamento de Meio Ambiente vem atendendo a algumas denúncias feitas pela própria população, referentes a maus tratos de animais. “Nós vamos ao local indicado pelo denunciante, para averiguação, lavramos as notificações caso a denúncia seja confirmada”, informa.

Responsabilidade

Ao se deparar com um pequeno animal, como cachorro ou gato, e sentir uma vontade louca de levá-lo para casa, pense antes na responsabilidade que este ato implica. Junte razão à emoção para ter certeza de que você poderá se responsabilizar pelo bichinho ao longo de toda a vida dele. Por exemplo, cães vivem, em média, de 10 a 13 anos.

Portanto, existe um conjunto de responsabilidades e atitudes que o tutor deve tomar nos cuidados com os pets. Confira:

1 – Ele é um membro da família – É fundamental ter consciência de que o animal vai gerar custos com alimentação, serviços veterinários e que vai viver por volta de 12 anos. Para isso, a família precisa de espaço e tempo para cuidar do novo morador.

2 – Adote – Para ajudar os bichinhos que foram abandonados, as pessoas podem adotar animais procurando-os em abrigos públicos ou privados.

3 – Conheça seu pet– É imprescindível que o tutor conheça as características do animal que pretende criar, de acordo com o seu porte e temperamento. É necessário respeitar as diferenças e oferecer os cuidados necessários para que ele possa se desenvolver bem, fisicamente e mentalmente.

3 – Passeios – Sempre que for passear com o seu animal, leve um saquinho para recolher suas fezes. Além de ser um exercício de cidadania e preservação do meio ambiente, é obrigatório por lei. Para segurança de todos e do seu animal, não se esqueça de colocar coleira e guia.

4 – Identifique o seu animal – Existem várias formas de identificar o animal e facilitar sua localização quando perdido. Por exemplo, você pode colocar os dados básicos como nome e telefone na coleira. Além sisso, o seu bichinho pode ter um RGA – Registro Geral do Animal, que possui um número de identificação, informações sobre o animal e o seu dono.

5 – Esterilização – A esterilização ou castração é uma das formas para se evitar as crias indesejáveis e animais soltos pelas ruas. Além de não prejudicar o animal, ela evita maus tratos e o abandono. Machos castrados evitam brigas por disputa territorial, demarcação com urina em todos os lugares da casa, previve tumores de próstata e evita que fujam de casa atrás de fêmeas no cio. Já a castração nas fêmeas evita infecção uterina, diminui as chances de desenvolver tumores, evita a gravidez indesejada, o abandono de crias e os incômodos do cio.

6 – Cuidados básicos – A alimentação adequada e higienização do animal são de responsabilidade do próprio tutor, assim como o ambiente em que ele vive. É importante também que ele tenha um espaço físico adequado à sua raça e tamanho.

7 – Proteja seu bichinho – As vacinações e o controle de ecto e endoparasitas (carrapatos, pulgas, vermes etc) são fundamentais para deixarem os animais prevenidos contra diversas doenças. Problemas graves de saúde pública no Brasil como a Leishmaniose, zoonose endêmica no território goiano, que afeta especialmente os cães. As zoonoses são doenças transmitidas dos animais ao homem, portanto, semestralmente, procure um médico-veterinário para avaliar a saúde do seu animal e lhe orientar sobre os procedimentos e a melhor forma de prevenir ou tratar as doenças.

8 – Cuide dele com carinho – O comportamento dos animais reflete a forma como são cuidados. Se for criado num ambiente com amor, carinho e responsabilidade, ele vai corresponder da mesma forma. Além disso, o dono precisa ter consciência de que o seu animal não vive isolado e que passeios e contatos com outros animais farão muito bem a ele. Observe sempre o comportamento do seu animal e quando notar algo diferente, procure um médico-veterinário imediatamente.

8 – Educação e adestramento – Além de fofos e saudáveis, todo dono sonha em ter um animal de estimação bem educado em casa. O adestramento profissional pode ser uma alternativa, mas com paciência você também pode treiná-lo em casa. Uma das técnicas recomendadas é a do reforço positivo, onde os animais aprendem por repetição, estímulos positivos e recompensa, valorizando as atitudes corretas e evitando maus tratos. Informe-se também com seu médico-veterinário sobre o assunto.

 

FOTO:

A médica veterinária do Departamento de Meio Ambiente, Cinthia Ribeiro Lourenço, esclarece que a criação do Dezembro Verde tem o objetivo de promover a conscientização das pessoas sobre o abandono de animais. “Mesmo sendo considerado crime, nos meses de dezembro a fevereiro o número de abandonos cresce no Brasil, devido ao período de férias em que as pessoas viajam”, alerta Cinthia (Depto. Meio Ambiente/Divulgação)

702 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.