Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Paraguaçu Paulista, Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 Telefone (18) 3361-9100

Atendimento Atendimento: Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 11 horas.

Quar
12/08
30 °C
14 °C
Índice UV
7.0
Quin
13/08
33 °C
13 °C
Índice UV
7.0
Sext
14/08
34 °C
14 °C
Índice UV
7.0
Sáb
15/08
28 °C
16 °C
Índice UV
7.0

Turismo - Sexta-feira, 26 de Junho de 2020

Notícias por Categoria

Turismo de Paraguaçu está recebendo doações de ex-ferroviários para o Museu Ferroviário “Dr. Miguel Leuzzi”


Turismo de Paraguaçu está recebendo doações de ex-ferroviários para o Museu Ferroviário “Dr. Miguel Leuzzi”

Silvana Paiva – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paraguaçu Paulista

26/06/2020 – 16h05

 

Todo cidadão pode ajudar a resgatar a memória ferroviária da estrada de ferro sorocabana em  Paraguaçu Paulista.

 

A Prefeitura da Estância Turística de Paraguaçu Paulista, por intermédio do Departamento de Turismo e Cultura, estará recebendo doações de pertences de ex-ferroviários que trabalharam na antiga Ferrovia Paulista SA – FEPASA, para compor o acervo do Museu Ferroviário “Dr. Miguel Leuzzi” que está em fase de implantação. 

Os itens a serem doados podem ser os mais variados desde quepes, uniformes, capacetes, picotadores de passagem de bilhetes, carteiras funcionais, fotos que foram tiradas na estação ferroviária. “Podem ser quaisquer outros objetos ou documentos que tenham relação com a Estrada de Ferro Sorocabana”, informa o diretor do Departamento de Turismo e Cultura, Sergio Pereira. 

“Então, se você identificou pessoas ou tem alguém da família que fez parte desta história, nos ajude a eternizar momentos inesquecíveis da sua família”, solicita Sergio. 

O Museu Ferroviário terá como característica justamente o relato de acontecimento em que os visitantes serão convidados a conhecer a história da Estrada de Ferro Sorocabana, além do funcionamento da locomotiva a vapor. E isso acontecerá por meio de ambientes interativos e audiovisuais, quando o visitante poderá interatuar com equipamentos ferroviários.

“Será a oportunidade de destacar a importância histórica que a Estrada de Ferro Sorocabana teve não só para Paraguaçu, como para toda região, quando começou a operar em 1916 em nossa cidade”, relata o diretor de Turismo e Cultura. 

Ele esclarece que o patrimônio cultural é entendido como bens materiais ou imateriais, representativos da identidade de diferentes grupos, podendo constituir importantes atrativos e produtos turísticos. “Os museus, por serem locais de pesquisa e por guardarem o patrimônio cultural, são potenciais atrativos turísticos. Entender a aproximação entre turismo e museus implica, antes de tudo, realizar uma reflexão sobre cultura e patrimônio. O turismo cultural não pode, então, restringir-se à mera contemplação do que foi feito no passado, mas deve ser um estímulo para a criação de um espaço cultural próprio que será contemplado pelas gerações futuras”, reflete Sergio Pereira.

A reforma do antigo Armazém da FEPASA e que abrigará o acervo do Museu Ferroviário “Dr. Miguel Leuzzi”, está sendo realizada com recursos da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A verba é proveniente do Fundo de Melhorias das Estâncias, por meio de convênios que as cidades celebram com o DADETUR – Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios –, com objetivo de transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como Estância Turística.

O diretor Sérgio esclarece que todas essas obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo de Paraguaçu Paulista passam pela avaliação e aprovação do Conselho Municipal de Turismo, como é o caso da reforma do antigo Armazém da FEPASA e que abrigará o acervo do Museu Ferroviário “Dr. Miguel Leuzzi”.

“A reforma está em fase de acabamento com previsão de conclusão para julho de 2020. Por isso, temos a possibilidade de receber doação de itens ferroviários através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da AssociaçãoMemória Ferroviária de Sorocaba, bem com dos familiares de ex- ferroviários de nosso município”, afirma.

O Departamento de Turismo e Cultura irá arrecadar e catalogar todas as doações, de acordo com sua importância histórica. No caso de fotos e documentos, serão digitalizados e devolvidos aos donos.  Mais informações poderão ser obtidas na ESTAÇÃO PARAGUAÇU, sede do Departamento de Turismo e Cultura, que fica na Av. Miguel Deliberador, 217 – Centro – ao lado da Fonte Luminosa, ou pelo telefone (18) 3361.6165 ou 9.9748.0870, ou através do e-mailturismo@eparaguacu.sp.gov.br .

 

FOTO:

Os itens a serem doados podem ser os mais variados desde quepes, uniformes, capacetes, picotadores de passagem de bilhetes, carteiras funcionais, fotos que foram tiradas na estação ferroviária (Reprodução)

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!