GABINETE - Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020

Junta Militar convoca reservistas para Exercício de Apresentação

Junta Militar convoca reservistas para Exercício de Apresentação

A Junta de Serviço Militar de Paraguaçu Paulista-SP, informa aos militares que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos, ou seja, que estão na reserva, a necessidade de atualização dos dados cadastrados no Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar (SERMIL).

Este ano há duas modalidades para o Exercício de Apresentação das Reservar (EXAR). Quem prestou serviço militar de 2016 a 2020 deve acessar www.exarnet.eb.mil.br de 1º de dezembro deste ano a 31 de janeiro de 2021 e atualizar seus dados.

Já para os militares da reserva que prestaram serviço em 2015, a apresentação será de 9 a 16 de dezembro de 2020. A 5ª apresentação é obrigatoriamente presencial, e na Organização Militar em que serviu.

Caso o cidadão não se apresente dentro dos prazos estabelecidos, ele pode realizar a atualização dos dados em qualquer época do ano num quartel das Forças Armadas. No entanto, será cobrada multa, conforme previsto na lei e regulamento do serviço militar.

Os militares que mudaram de endereço podem se apresentar no quartel ou Junta de Serviço Militar mais próximos de sua nova residência. Se estiverem no exterior, poderão procurar a Repartição Consular do Brasil, órgão executor do Serviço Militar fora do país.

Ressalta-se que os brasileiros, reservistas ou não, precisam verificar a situação perante o Serviço Militar para viajar para outros países. E ao ser incluído na reserva, o Reservista permanece disponível para atender a uma convocação, por isso fica diretamente vinculado à Organização Militar onde prestou o Serviço Militar.