.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Meio Ambiente e Agricultura - Segunda-feira, 29 de Março de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Cooperativa pede que população separe e identifique lixo reciclável

Catadoras recolhem materiais todos os dias; Confira cronograma e se programe


Cooperativa pede que população separe e identifique lixo reciclável

Catadoras recolhem materiais todos os dias; Confira cronograma e se programe

 

Com a pandemia do coronavírus, o serviço de delivery ficou bastante evidente em Paraguaçu. Com ele, aumentou muito o número de embalagens dentro das casas. O que muita gente ainda não sabe é que o descarte correto desse tipo de material, além de solução ambiental, contribui com a saúde pública e com o sustento de famílias que dependem do trabalho da coleta seletiva.


As trabalhadoras que integram a Coopacam (Cooperativa Paraguaçuense de Catadores de Materiais Recicláveis ) estão a todo vapor promovendo, todos os dias, a coleta de lixo reciclável em diferentes pontos da cidade (veja cronograma no fim da matéria). 

 

A reestruturação da coleta seletiva em Paraguaçu só está sendo possível após a renovação da parceria com a prefeitura no início de março. O convênio, que estava rompido há um ano, foi retomado pelo prefeito Antian.


“A ação é fundamental para todos porque o descarte correto gera economia de energia, o lixo ganha destinação adequada e o uso de matéria-prima diminui”, explica Leonice Nogueira, que preside a Cooperativa.


As catadoras ressaltam que, nesse processo, a parceria da população é bastante fundamental. “É importante separar adequadamente os resíduos orgânicos e recicláveis, porque essa atitude reduz os impactos ao meio ambiente e dá muito valor financeiro e social ao lixo, que futuramente é reaproveitado através da reciclagem”, afirmou Leonice.

 

O que é o lixo orgânico? Toda sobra de alimentos, cascas de legumes e frutas.

 

E o lixo reciclável? Jornais, revistas, papelão, PET, embalagens de limpeza, latinhas, produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens de leite e outros. Além de separar, essas embalagens destinadas a reciclagem devem ser lavadas, pois essa ação simples evita a presença de insetos.


Fique atento aos dias de coleta no seu bairro. Sua participação é fundamental nesta ação que estimula o emprego e a renda, além de promover importante ação ambiental na preservação do meio ambiente.

 

Cronograma da Coleta Seletiva:

Segunda-feira: Barra Funda, Vila Antônio Simões, Conjunto Joaquim Leite, Conjunto Humberto Soncini, Vila Tancredo Neves e Vila Servidor Público e Vila Priant.

 

Terça-feira: Panambi, Prianti, Jardim Aeroporto, Jardim Alvorada e Centro (do Panambi até Av. Paraguaçu)

 

Quarta-feira: Vila Nova, Galdino, Bela Vista, Jardim América e Jardim Tênis Clube.

 

Quinta-feira: Vila Affini, Vila Athaíde, Jardim Paulista e Centro (da Av. Paraguaçu até Av. Victor Labate).

 

Sexta-feira:Vila Marim, Vila Gammon, Jardim das Oliveiras, Conjunto Aldo Paes Leme, Mário Covas, Francisco Roberto, Murilo Macedo, Antônio Pertinhez e Distrito Industrial, Parque das Acácias, Lina Leuzzi e Parque das Nações. Em breve também no Residencial Viena. 
 


 

699 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.