Paraguaçu Paulista, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Cultura - Quinta-feira, 13 de Maio de 2021

Placa comemorativa marca Centenário de Maria Paula Gambier Costa

Primeira Professora de Paraguaçu foi homenageada pelo Departamento de Cultura

A inauguração de uma placa comemorativa marcou o Centenário da Primeira Aula dada pela Professora Maria Paula Gambier Costa. Em um ato solene na manhã desta quinta-feira (13/05), o Departamento Municipal de Turismo e Cultura prestou homenagens à mulher que simboliza um marco na educação de Paraguaçu.

Maria Paula nasceu em Ribeirão Preto em 26 de janeiro de 1896. Ela deixou a cidade natal aos 15 anos de idade para continuar os estudos em São Paulo onde se formou como professora. Mudou-se para o pequeno povoado de Paraguaçu em 13 de maio de 1921, aos 25 anos de idade, entrou em uma sala de aula com 34 alunos. Foram mais de 30 anos lecionando, dedicação que se tornou um legado na construção da educação de Paraguaçu.

A professora foi a primeira mulher a receber o Título de Cidadã Paraguaçuense, em uma sessão solene na Câmara Municipal, no dia 7 de outubro de 1960, e seu nome foi atribuído a uma das ruas mais importantes da cidade. Maria Paula faleceu em 13 de julho de 1975 aos 79 anos em Paraguaçu onde está sepultada.

A educadora deixou 5 netos, entre eles José Antônio Benício que participou da homenagem do descerramento da placa em homenagem à avó que permanecerá na Escola Coronel Antônio Nogueira (Grupão). “São muitas lembranças, exemplos e mais exemplos, sinto me muito honrado por estar aqui hoje. A semente foi por ela plantada. Hoje colhemos os frutos”, afirmou Benício.

O diretor do Departamento de Turismo e Cultura, Rubens Aleixo também esteve presente na solenidade e destacou a contribuição da Professora Maria Paula Gambier Costa para o município. “Uma certeza é que sempre será insuficiente qualquer homenagem perto da grandeza da obra que ela deixou. É realmente algo do qual Paraguaçu se orgulha”.

Portal atualizado em: 12/08/2022 16:20:07