Saúde - Sexta-feira, 14 de Maio de 2021

Semana da Enfermagem

Entrevista: “Não estava dentro da nossa expectativa o que estava por vir em 2021”, afirma coordenadora da Enfermagem da Santa Casa.

Semana da Enfermagem

Entrevista: Coordenadora da Enfermagem da Santa Casa, Carla Andrade afirma que novo cenário da pandemia em 2021 não estava na expectativa da equipe.

Carla Andrade trabalha há 10 anos na Santa Casa de Paraguaçu, 8 anos e meio como Enfermeira. Iniciou como atendente de farmácia e hoje é responsável técnica pela equipe de Enfermagem do hospital. Desde o início da pandemia, ela atua na UTI Covid e conta que os profissionais estão enfrentando o período mais difícil da pandemia de coronavírus. Na Semana da Enfermagem, Carla afirma em entrevista que a alma da profissão é a empatia. “É impossível atuar na Enfermagem de forma automática”, diz.

Repórter: Como foi para você quando anunciaram o início da pandemia no Brasil? Sendo da área da saúde, você tinha noção do que poderia vir acontecer?

Carla: Parecia algo distante, nunca imaginava chegarmos ao ponto em que estamos hoje e presenciar esse caos que estamos vivendo. Não estava dentro da nossa expectativa o que ainda estava por vir neste ano. Eu acreditava que até o final de 2020 estaríamos reduzindo os casos. Mas não foi o que aconteceu.

De lá para cá, o que mudou? Como você classifica em termos de ambiente de trabalho o primeiro ano de enfrentamento e o atual?

Do primeiro ano para 2021, o esgotamento físico e mental é o que mais tem pesado. Mudou muito nossa realidade, principalmente sobre o ambiente de trabalho. Vejo no olhar de cada um da equipe o cansaço físico e mental, principalmente agora, em que as internações são de pessoas mais jovens. As solicitações de vagas que não podemos atender, tudo isso tem pesado muito para todos. Apesar de todo o preparo após um ano inteiro intenso, agora o que pesa é o cansaço devido à a ala Covid lotada.

De todos os momentos que vocês viveram até agora, qual foi o mais marcante?

Sempre tento estar de bom humor. É muito difícil ter isso nesse momento. Mas tenho por obrigação tentar manter a equipe de pé. Dos momentos mais marcantes para mim, foi quando perdemos duas profissionais da Enfermagem de outros municípios, mas que doeu da mesma forma, porque elas desenvolviam o mesmo trabalho que desenvolvemos e se doaram neste momento. As perdas de pessoas de uma mesma família também marca sempre nossa equipe.

Como você descreveria a Enfermagem?

Acredito que não sou eu que escolhi a enfermagem. A Enfermagem escolhe a gente. Lidar com o público não é para qualquer um, lidar com o público doente é pior ainda. Deus nos capacita a cada dia para fazer a diferença na vida de alguém. A Enfermagem está em todos os momentos na vida de uma pessoa, desde o nascimento até a morte. Não posso nem falar da Enfermagem que eu choro porque me emociono toda vez que falo a respeito.

A atuação da enfermagem é o grande pilar de enfrentamento à pandemia. Mas sabemos que tem sido um trabalho incansável em meio a muitas dificuldades. Olhando o cenário da saúde agora, o que fica de aprendizado?

Por mais capacitados que estivermos, só pedimos a Deus que não precisemos mais enfrentar outra situação como esta. Creio que a lição que levaremos de tudo isso é a empatia. A Enfermagem tem isso de se colocar no lugar do outro. Que a gente não aja no automático, é impossível atuar no automático na nossa profissão. Que tenhamos um olhar diferenciado para cada paciente que passar por nós. Que nos aproximemos mais de Deus. Precisamos crer mais e ter mais empatia pelo próximo.