Saúde - Terça-feira, 25 de Maio de 2021

Paraguaçu recebe capacetes que podem reduzir agravamento da Covid

Mecanismos são de respiração artificial não invasivo que poderão substituir intubação

Paraguaçu recebe capacetes que podem reduzir agravamento da Covid

Paraguaçu, por meio do Departamento Municipal de Saúde, recebeu nesta segunda-feira (24/05) os capacetes Elmo que irão ajudar no tratamento contra a Covid-19. Os dispositivos são de ventilação não invasiva que poderão dispensar a intubação de pacientes em estado grave na UTI Covid da Santa Casa.

O recurso foi desenvolvido pela Escola de Saúde do Estado do Ceará e passou por testes que garantiram sua eficácia no tratamento de insuficiência respiratória causada pelo coronavírus. Recentemente, o Elmo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O estudo realizado no Hospital Leonardo da Vinci, no Ceará, constatou que, ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o Elmo foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apenas quatro das dez pessoas que usaram o capacete no HLV precisaram ser transferidas para UTIs. O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.

“Temos acompanhado estudos e a ciência já garantiu a eficácia dos capacetes de ventilação até mesmo para tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1”, afirmou Egydio Tonini Nogueira, diretor do Departamento de Saúde.