.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Saúde - Segunda-feira, 31 de Maio de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Testagem rápida para DSTs sofre queda de 80% em Paraguaçu

Pandemia impactou na procura e Centro de Testagem alerta para diagnóstico tardio


Testagem rápida para DSTs sofre queda de 80% em Paraguaçu

Com a pandemia de coronavírus, as pessoas deixaram de realizar os testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis como HIV e Sífilis. 

 

De acordo com a enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) da Prefeitura de Parguaçu, Cristiana Sayuri, antes da pandemia, eram realizados cerca de 30 testes mensalmente de sífilis. Hoje, são feitos em torno de 4 testes por mês. A baixa testagem é preocupante, segundo a enfermeira, pois torna tardio o diagnóstico e o início do tratamento das infecções sexuais. 

 

“A Sífilis, por exemplo, é uma doença que está de volta e é de fácil transmissão. Ela tem cura mas tem que tratar o quanto antes e se proteger de uma possível recontaminação”, explicou.

 

Atualmente, em Paraguaçu, a incidência de HIV e Sífilis tem sido maior entre pacientes mais jovens com idade entre 17 e 23 anos. “São hoje o público-alvo dessas doenças e, infelizmente, essa faixa etária é ainda a que menos procura manter uma rotina de testes”, destacou Cristiane. “A prioridade continua sendo a prevenção com o uso da camisinha, mas também é preciso fazer do teste um hábito. A transmissão de doenças como a Sífilis é progressiva e é impossível adivinhar se o parceiro ou parceira, mesmo que fixos, está infectado ou não com alguma DST porque há pacientes que não manifestam sintomas por décadas”, reforçou.

 

Embora a estrutura de atendimento da saúde esteja priorizando o combate à Covid-19, o Centro de Testagem não interrompeu os testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis. No local, o processo de teste é rápido e sigiloso. O Centro também realiza o trabalho de aconselhamento psicológico e encaminhamento do paciente ao tratamento adequado. 
 

O Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) está localizada no CEM (Centro de Especialidades Médicas). O telefone de contato é o (18)33611954/ 997989040. 

300 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.