Paraguaçu Paulista, domingo, 26 de setembro de 2021 Telefone (18) 3361-9100

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

Coleta de lixo muda para sistema de porta em porta

Mudança quer acabar com lixos amontoados; Confira

Coleta de lixo muda para sistema de porta em porta

Calçadas cheias de lixos, esquinas com sacos amontoados e rasgados por animais, mau cheiro e transtorno. Este é o cenário de muitas ruas dos bairros da cidade. Em cumprimento às exigencias contidas na Lei 230/2018, do Ministério Público, da Câmara Municipal, e com o objetivo de acabar com os problemas oriundos da amontoa , a coleta de resíduos domiciliares em Paraguaçu passou a funcionar no sistema porta a porta desde o dia 17 de maio.

Moradores devem deixar seus resíduos em frente as suas próprias residências e/ou estabelecimentos comerciais, devidamente acomodados. Não serão mais coletados os lixos acondicionados no sistema de amontoa e empilhados nas esquinas. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, a forma como a coleta estava sendo realizada há tempos é precária e gerava problemas como a poluição difusa decorrente de sacos rasgados por animais ou da coleta inadequada por pessoas que reviram o lixo em busca de resíduos recicláveis.

Os problemas são responsáveis por grande parte de reclamações de moradores que se sentem prejudicados com lixos amontoados na frente de suas casas e terrenos. A degradação de patrimônios públicos com acúmulo de resíduos e lixos espalhados pelas ruas também motivaram a mudança do sistema de coleta pela prefeitura.

Segundo Camilo Plácido Vieira, diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, a coleta porta a porta é importante fator de preservação ambiental e da saúde pública.

Para que o novo sistema de coleta de lixo porta a porta seja eficiente, é necessário que todos façam a sua parte! Embale corretamente e coloque o lixo para ser recolhido nos dias e horários do seu bairro. Não amontoe lixo nas ruas e esquinas e denuncie a amontoa irregular de lixo praticada por munícipes ou pelos coletores. Reclamações/Sugestões podem ser registradas pelo telefone 3361-9800.