Saúde - Sexta-feira, 02 de Julho de 2021

Paraguaçu não aplicou doses vencidas da Astrazeneca

Departamento de Saúde esclarece validade de lotes apontados pelo UOL

Paraguaçu não aplicou doses vencidas da Astrazeneca

Uma reportagem veiculada nesta sexta-feira, 2, no jornal Folha de S. Paulo, tratando sobre uma denúncia, dava conta de que milhares de brasileiros teriam tomado vacina contra a COVID-19 vencida, inclusive em Paraguaçu.

Ao todo, o site aponta que a cidade teria aplicado 8 doses com datas fora do período de validade. O Departamento de Saúde esclarece que a validade dos lotes sugeridos na matéria tinham vencimento em 29 de março e as doses foram ministradas entre os dias 29 de janeiro e 01/03.

Entre os códigos de vacinas citadas há grades que o município sequer recebeu. Os lotes, 4120Z025 , CTMAV 506 e CTMAV501 constam na matéria mas não foram recebidos em Paraguaçu. O lote 4120Z001, tinha validade para 29/04 e a última dose foi administrada em 25/03. Já o lote 4120Z004 com vencimento 13/04 teve a última dose administrada em 28/01.

A prefeitura ressalta que, mesmo constando no site da matéria, nenhuma pessoa em Paraguaçu Paulista foi imunizada com doses vencidas, isso graças ao zelo e a atenção da equipe do Departamento de Saúde que trata da vacinação desde o recebimento dos imunizantes até a sua aplicação.

“Temos empenhado um cuidado extremo quando se trata da pandemia, inclusive na vacinação, nossa equipe mantém atenção especial nas datas de validade, respeitando o calendário e as normas de segurança estabelecidas por todos os órgãos nacionais de saúde”, ressaltou o diretor de saúde Egydio Nogueira.