Saúde - Terça-feira, 27 de Julho de 2021

Sexta tem vacinação contra raiva em cães e gatos

Vacinação antirrábica agora ocorre no ano todo uma vez ao mês

Sexta tem vacinação contra raiva em cães e gatos

Paraguaçu realizará nesta sexta-feira, 30 de julho, a Vacinação Contra a Raiva para cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. A imunização será realizada na esquina do Colégio Paraguaçu, nos cruzamentos das ruas Conselheiro Rodrigues Alves e Prefeito Jaime Monteiro, das 9h às 13h, ou até que se esgotem as doses.

Para vacinar os animais, é necessário que o proprietário apresente um documento com CPF e, caso tenha, a carteirinha de vacinação do animal. É indispensável o uso de coleiras para os cães e no caso dos gatos devem estar devidamente contidos para evitar fugas e acidentes.

Esse ano a vacinação está com um formato diferente para beneficiar ainda mais os proprietários de animais. Em outros anos, a vacinação era realizada apenas durante um mês do ano e agora ela acontece durante o ano todo em um dia de cada mês, inclusive na zona rural.

Segundo a médica veterinária responsável pelo Controle de Zoonoses, Ana Beatriz Pinto Costa, esse novo formato vai beneficiar toda a cidade pois a vacinação será de forma contínua. “Nos anos anteriores, os proprietários que por algum motivo não pudessem levar seus animais no dia marcado acabavam perdendo a oportunidade e, após o término da campanha, só poderiam realizar a vacinação na rede particular”, explicou. “Agora caso esse animal não possa ser vacinado no dia marcado, poderá se dirigir na próxima data em um outro local”, completou.

A veterinária destacou ainda que é indispensável que todos os cães e gatos sejam vacinados já que a raiva é uma doença perigosa que pode levar à morte.

Fonte: Vigilância Sanitária