Saúde - Sexta-feira, 30 de Julho de 2021

Mais de mil testagens de hepatites virais marcam Julho Amarelo

Mês voltado para conscientização acabou mas testagens continuam

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista concluiu a campanha “Julho Amarelo”, mês de conscientização e luta contra as hepatites virais, com mais de mil testes realizados.

O trabalho foi feito pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O objetivo foi conscientizar e orientar a população sobre os cuidados de prevenção, por meio de estratégias que visam o diagnóstico precoce por meio do teste rápido e, em caso de diagnóstico positivo, acesso ao tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram realizadas sete ações de testagens nas unidades de saúde, contemplando o CEM, unidades de Conceição, Vila Popular, Vila Nova VI, Barra Funda VII e CRAS com acompanhamento da equipe do SAE. Com objetivo de ampliar o acesso à testagem, foi oferecido horários de atendimento estendidos, incluindo os sábados . Além dos testes de Hepatites B e C, também foram ofertadas testagens de Sífilis e HIV.

Mesmo com o fim da campanha “Julho Amarelo”, as testagens continuarão disponíveis para a população normalmente, através da rede de atenção básica e do SAE/CTA, seja para a oferta de vacina ou para o testes de detecção das hepatites dos tipos B e C.
Se você tem mais de 40 anos, nunca fez os testes rápidos, procure sua unidade de saúde e solicite informações e orientações.