Educação - Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

Volta às aulas seguirá protocolos sanitários e orientações das autoridades de saúde

Redação: Departamento Municipal de Educação

Esta semana, no auditório da Fundação Gammon, o Departamento de Educação reuniu-se com todas as equipes gestoras das escolas municipais em mais um momento dedicado à retomada das atividades presencias, tudo para proporcionar uma abertura segura e responsável das unidades.

O diálogo conduzido pela Profa. Paula Renata Bertho, diretora do Departamento Municipal de Educação, focou na cooperação e no zelo para que o retorno de trabalhadores e alunos possa acontecer com prudência e serenidade. “A pandemia não acabou, mas a escola é um espaço privilegiado para a formação de cidadãos, na perspectiva de uma sociedade mais humana e justa”.

Paula explicou que o momento que antecede a volta é de capacitação intensiva, com o planejamento das ações e a dedicação dos envolvidos, para que as estratégias delineadas favoreçam o recebimento da comunidade escolar dentro dos protocolos necessários para a conservação da saúde de todos.

Ela destacou que programar as atividades escolares evitando aglomerações, considerando a capacidade física de cada unidade de ensino, garantindo os protocolos sanitários e as orientações das autoridades de saúde, em especial as orientações do Departamento de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, bem como as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, realizando o monitoramento de risco de propagação da Covid-19, compõem alguns dos compromissos da equipe escolar para a proteção da vida.

“O retorno das atividades presenciais necessitará de todos nós uma receptividade para reinventar-se. Assim como as aulas remotas foram novidades em março/abril de 2020, a retomada em 2021 também exigirá de todos adaptação, flexibilização e criatividade”, concluiu a Profa. Paula.