.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Saúde - Sábado, 28 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agosto Dourado: Amamentação plena depende da busca de informações

Enfermeiras levam orientação constante para que mães persistam no aleitamento


No início, a jovem Ana Caroline Pires, de 27 anos, enfrentou dificuldades para amamentar o primeiro filho. Hoje, alimentar o primogênito Davi já é um momento de tranquilidade. Segundo a mãe, conseguir amamentar de forma plena demanda buscar informações. "No início, machuca, dá medo e, se você não procura orientação, vai querer desistir. É preciso continuar porque o leite materno proporciona filhos saudáveis", aconselha Ana. 



Nascido há menos de uma semana, o pequeno Davi já demonstra a forte conexão com a mãe durante a amamentação. Ele é um dos quatro recém nascidos que estavam na última sexta-feira na maternidade da Santa Casa recebendo leite materno sob orientação das enfermeiras.



O trabalho desenvolvido pela enfermeira obstetrícia Lidiana Girotto Floreste e a enfermeira da Unidade da Mulher, Sandra Regina de Oliveira envolve orientação e incentivo ao aleitamento. "É uma ação que envolve toda a família porque muitos fatores podem contribuir tanto para atrapalhar quanto para ajudar. Há muitas questões que influenciam a mãe a desistir como a falta de apoio familiar, o ambiente estressante, os tabus trazidos pela desinformação", ressalta.


Segundo Sandra Regina, uma dos mitos disseminados sobre a amamentação é sobre o leite produzido logo após o nascimento do bebê. Geralmente, o leite secretado entre os três e cinco primeiros dias, conhecido como colostro, tem consistência mais líquida do que o leite maduro. "Ai chega alguém da família e diz para dar leite de vaca porque entendem o colostro como leite fraco sendo que justamente esse primeiro leite é mais importante porque tem células de defesa do bebê. As mães acham que tem esguichar o leite e não é assim que funciona", explica. 
 


O incentivo ao aleitamento foi reforçado no último mês devido a campanha Agosto Dourado, que vem conscientizar sobre os benefícios do leite materno. Mas a orientação junto as mães, pais, familiares e toda sociedade é um trabalho rotineiro realizado pela Unidade da Mulher. 
 


A enfermeira Sandra destaca o apoio do pai como base para que a mãe persista no aleitamento. "Se ela tiver o apoio do marido, pode chegar qualquer pessoa atrapalhando, que ele tendo conhecimento vai impedir que isso a impeça de continuar. O pai sempre pode ser um grande incentivador para que a mãe não desista de amamentar". 



O sucesso da amamentação depende quase que totalmente de se munir de informação. "Você vence pelo cansaço, mas existe a recompensa no futuro que é a intelectualidade da criança, a resistência imunológica dela", conclui Lidiana.



 

270 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.