.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Educação - Sábado, 18 de Setembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Segunda-feira em Paraguaçu será de volta às aulas 

Confira as principais informações sobre o retorno 


A próxima segunda-feira (20/09) será marcada pelo retorno das escolas municipais às atividades. As aulas serão em sistema híbrido, ou seja, com uma parte dos alunos (25% a 30% da capacidade de cada escola) presencialmente e outra tendo aulas em casa. 

De acordo com professora Paula Regina Bertho, Diretora do Departamento Municipal de Educação, a  preparação para o retorno tem sido supervisionada pelo Departamento Saúde através da Vigilância em Saúde.   

Todas as unidades da rede retornarão,  exceto as escolas Dona Cota e Therezinha que retomam as atividades no dia 4 de outubro por conta de reformas e melhorias nos prédios.  

Para garantir a segurança, a diretora explica que houve uma seleção dos alunos para a participação presencial nas aulas. "Neste primeiro momento, analisamos cuidadosamente caso a caso, atentos à situação de vulnerabilidade social, à dificuldade na aprendizagem, além, é claro, da privação de acesso à Internet", explica.  

As aulas semipresenciais serão nas segundas, terças e quartas-feiras, com rodízio semanal. Já as quinta e sextas-feiras serão destinadas às atividades remotas, para as crianças que não optaram pelas aulas presenciais. O atendimento das crianças matriculadas nas creches ocorrerá no horário normal com ações monitoradas, conforme os protocolos de biossegurança. 

Sobre as máscaras, com exceção das crianças menores de 2 anos para as quais a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomendam o uso, todas as demais faixas etárias deverão fazer o uso obrigatório do acessório. 

"As famílias estão sendo orientadas quanto ao uso e o cumprimento dos protocolos de segurança. No momento da adesão ao atendimento presencial, todos assinaram um termo de compromisso para assegurar e alinhar as responsabilidades", ressalta a Profa Paula Bertho. Sabemos que a pandemia ainda não acabou, mas a escola é um espaço privilegiado para a formação de cidadãos, na perspectiva de uma sociedade mais humana e justa. Todas as escolas estão preparadas para esse retorno e vamos fazer dar certo", completa. 

Confira alguns dos protocolos de segurança que serão tomados para o retorno às aulas: 

- Alunos com sintoma gripal não devem participar das atividades presenciais na escola. Caso o sintoma seja verificado no ambiente escolar, a criança será conduzida a uma sala adequada e a equipe gestora acionará a família, orientando-a e instruindo-a com um encaminhamento devidamente preenchido, direcionando-a ao Centro de Atendimento Covid-19. 

- Todas as unidades escolares foram abastecidas com produtos de higiene e limpeza e receberam kits EPIs (Equipamento de Proteção Individual) contendo álcool em gel 70%, face shield, capote, luvas, máscaras; também termômetros infravermelho e tapetes sanitizantes. Em pontos estratégicos das escolas, há totens torre dispenser com álcool em gel; também nas salas de aula há o produto para uso de alunos e professores, enfatizando a higienização das mãos. 

- O fornecimento da merenda segue sendo entregue para os alunos que, no momento, estão no remoto; já os alunos que estão no rodízio presencial, estes se alimentam na escola. 

- A nova escola se apresenta como um ambiente amplamente sistematizado, com sinalização de fluxo, de sentido único para entrada e saída dos alunos, restrições do contato, observando o distanciamento mínimo de 1,0 metro, os intervalos e horários de alimentação escalonados e assentos intercalados com higienização do espaço entre uma turma e outra. 

 

Fonte: Departamento de Educação 

 

576 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.