.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Saúde - Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Profissionais da Saúde se capacitam para aplicar testes de ISTs

Objetivo é melhorar oferta de atendimento com 100% dos profissionais treinados


O Município de Paraguaçu Paulista realizou em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, uma capacitação para novos executores para teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, Sífilis e Hepatite, direcionados a profissionais de saúde de Paraguaçu Paulista e região. 

 

O curso foi ministrado pela Coordenadora da GVE-13 de Assis, Gisele Gutierres Carvalho Ciciliato, Coordenadora do SAE/CTA, Cíntia Alfredo Funabashi, a Coordenadora da Vigilância Epidemiologica, a enfermeira Paula Andrade Cortez Romeiro e pela enfermeira do SAE/STA, Cristiane Hozyo. Os testes sorológicos são considerados de fundamental importância para o conhecimento, tratamento e prevenção de patologias como HIV, Sífilis e Hepatites virais, pois são ferramentas simples, de fácil execução e interpretação, inclusive fora do ambiente laboratorial, desde que sejam realizados por profissionais habilitados para a metodologia. 

 

A partir da capacitação, o município pretende melhorar a oferta de atendimento com 100% dos profissionais treinados. O TRD é importante porque permite que o teste seja realizado em todas as gestantes, em pacientes com tuberculose e em todos os usuários que procurarem de forma espontânea a rede municipal de saúde. 

 

Além disso, com o diagnóstico positivo o paciente pode ser encaminhado para o Serviço de Atendimento Especializado em DST/Aids do município e iniciar o tratamento mais rapidamente. 

 

O curso foi dividido em três etapas, teóricas e prática, nas partes teóricas foram apresentadas a forma correta de utilização dos testes rápidos, a importância dos procedimentos de biossegurança, controle de qualidade dos testes e abordagem do paciente (aconselhamento pré e pós-teste), além dos documentos necessários para a realização da metodologia (Procedimentos Operacionais Padrão, Ficha de Controle de Estoque, Folha de Trabalho e Laudo dos resultados).

 

Nesta última quinta-feira, dia 25, a aula prática compreendeu o próprio Teste Rápido Diagnóstico para HIV, o teste rápido de triagem para Sífilis e o teste rápido em fluido oral (saliva) para HIV. Além disso, pode promover o intercâmbio de conhecimento entre os profissionais de diversas cidades. A iniciativa visa tornar esses profissionais em facilitadores/multiplicadores do TRD na rede.

370 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.