Paraguaçu Paulista, terça-feira, 27 de setembro de 2022 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Quinta-feira, 22 de Setembro de 2022

Trabalhos de orientação à prevenção do aparecimento e acidentes com escorpião

Ações em escolas do município continuam

Trabalhos de orientação à prevenção do aparecimento e acidentes com escorpião

Os trabalhos de orientação à prevenção do aparecimento e acidentes com escorpião, que os Agentes de Endemias e Saúde estão realizando nas escolas do município de Paraguaçu Paulista, tiveram continuidade essa semana. EMEF Antônio Mazzei, EMEI Dona Cota, EMEIF Domingos Paulino Vieira, EMEF Coronel Antônio Nogueira, Escola SESI, EMEI Irmã Lúcia, EMEF Professor Célio Siqueira, Lápis de Cor, Escola Estadual Diva Figueiredo da Silveira, EMEI Profª Ruthnea de Cassia Souza e Escola Castelinho, fora as unidades escolares visitadas nesta última semana.

Os agentes conversam com os alunos de até 10 anos, já que as crianças dessa faixa etária são as que mais preocupam devido à letalidade em caso de acidente antes. Os escorpiões são considerados peçonhentos, pois possuem veneno que são transferidos através do ferrão. O quadro clínico do envenenamento pode variar, pois depende de diversos fatores como: a espécie do escorpião, a quantidade de veneno inoculado, a idade e a massa corpórea da vítima, sendo crianças e idosos, o grupo mais vulnerável. Em caso de acidentes, deve-se procurar auxílio médico o mais rápido possível.

Os acidentes são mais frequentes na primavera e verão, quando há o aumento natural da população de escorpiões em função do período de reprodução.

Durante as conversas, os agentes também levam escorpiões em recipientes seguros, para que os alunos conheçam o animal e fiquem mais atentos caso o encontro seja inevitável. As visitas nas escolas continuam durante as próximas semanas.

Portal atualizado em: 27/09/2022 11:23:29