.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Atendimento ao público, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas às 11 horas e das 13 horas às 16h30. 

Saúde - Terça-feira, 04 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Leishmaniose Visceral Humana.

Paraguaçu promoveu na, última quinta-feira, dia 29, capacitação em manejo clínico


O município de Paraguaçu Paulista promoveu na última quinta-feira, dia 29, uma capacitação em manejo clínico de Leishmaniose Visceral Humana. O evento, foi ministrado pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE) – São Paulo e pelo Grupo de Vigilância (GVE-13) de Assis e contou com a participação de forma virtual ou presencial das cidades que compõem a GVE-13 entre Ourinhos a Lutécia.

A capacitação teve como o objetivo, preparar a equipe médica para o diagnóstico precoce e tratamento da doença em humanos, além de capacitar duas enfermeiras da Vigilância em Saúde, de Paraguaçu Paulista, para realizar o teste rápido da doença em seres humanos.

A grande preocupação tanto do município quanto do estado é que desde 2018, Paraguaçu Paulista vem tendo casos confirmados de leishmaniose em animais e também já foi confirmada a presença do mosquito palha (transmissor da doença) em vários pontos da cidade.

Paula Andrade Cortez Romero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destacou que esse treinamento é fundamental

“Esse treinamento é muito importante não só para o nosso município, como também para os municípios convidados. A utilização de métodos de diagnóstico é importante não apenas para a confirmação dos achados clínicos, mas também pode fornecer informações epidemiológicas, fundamentais para o direcionamento das medidas a serem adotadas para o controle do agravo”, disse.

A leishmaniose visceral é transmitida pelo mosquito palha que se contamina ao picar o cão contaminado. Os cães que têm a doença apresentam sinais como emagrecimento, perda de pelos, lesões na pele e crescimento desordenado das unhas. Já no ser humano, os principais sintomas da doença são manchas no corpo, febre, anemia, palidez acentuada e inchaço abdominal.

919 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal da Estância Turística de Paraguaçu Paulista - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.