Mapa do Site

Paraguaçu Paulista, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Terça-feira, 04 de Outubro de 2022

Leishmaniose Visceral Humana.

Paraguaçu promoveu na, última quinta-feira, dia 29, capacitação em manejo clínico

O município de Paraguaçu Paulista promoveu na última quinta-feira, dia 29, uma capacitação em manejo clínico de Leishmaniose Visceral Humana. O evento, foi ministrado pela equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (CVE) – São Paulo e pelo Grupo de Vigilância (GVE-13) de Assis e contou com a participação de forma virtual ou presencial das cidades que compõem a GVE-13 entre Ourinhos a Lutécia.

A capacitação teve como o objetivo, preparar a equipe médica para o diagnóstico precoce e tratamento da doença em humanos, além de capacitar duas enfermeiras da Vigilância em Saúde, de Paraguaçu Paulista, para realizar o teste rápido da doença em seres humanos.

A grande preocupação tanto do município quanto do estado é que desde 2018, Paraguaçu Paulista vem tendo casos confirmados de leishmaniose em animais e também já foi confirmada a presença do mosquito palha (transmissor da doença) em vários pontos da cidade.

Paula Andrade Cortez Romero, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, destacou que esse treinamento é fundamental

“Esse treinamento é muito importante não só para o nosso município, como também para os municípios convidados. A utilização de métodos de diagnóstico é importante não apenas para a confirmação dos achados clínicos, mas também pode fornecer informações epidemiológicas, fundamentais para o direcionamento das medidas a serem adotadas para o controle do agravo”, disse.

A leishmaniose visceral é transmitida pelo mosquito palha que se contamina ao picar o cão contaminado. Os cães que têm a doença apresentam sinais como emagrecimento, perda de pelos, lesões na pele e crescimento desordenado das unhas. Já no ser humano, os principais sintomas da doença são manchas no corpo, febre, anemia, palidez acentuada e inchaço abdominal.

Portal atualizado em: 03/02/2023 13:23:59