Educação - Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022

Prefeitura reinaugura a escola Ruthnéa totalmente reformada

Evento aconteceu no último sábado 05 de novembro

No último sábado, 05/11, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Educação, devolveu à população a EMEI Profa. Ruthnéa de Cássia Souza renovada e adequada às normas técnicas de segurança, em continuidade ao compromisso de investir na melhoria dos prédios escolares.

A reforma completa da escola aconteceu com recursos diretos da Administração para a Educação. Na restauração do prédio de quase 1400m2 foram investidos mais de 800 mil reais.

A construção original que abriga a escola tem mais de 45 anos e foi projetada para ser um centro comunitário. O local tornou-se escola municipal em 1995 e, daí em diante, apenas recebeu reparos superficiais, o que fez com que o prédio fosse ficando dramaticamente deteriorado.

A precariedade e a situação de abandono eram tamanhas quando do início da Administração atual que, em 2021, a Prefeitura foi obrigada a acionar a justiça. À época, a professora Andréia Corredato Guerino, diretora da escola que assumiu o cargo com a atual gestão municipal, chegou a pontuar em entrevista à TV Tem que “(...) o local não tinha condições de uso”.

Diante do estado lastimável do prédio escolar, atendendo sobretudo ao clamor da comunidade interna, a Administração organizou um plano de ações, acolheu a urgente demanda e começou a primeira reforma integral da escola após tantos anos de funcionamento.

No sábado (05/11), na reabertura da escola remodelada, a Sra. Vera Lúcia de Santana, servidora que trabalha no local há anos, declarou a todos os presentes que esperava por essa reforma “Há mais de 15 anos”.

Para a professora Paula R. Bertho, diretora do Departamento de Educação, “A Educação Municipal está em festa e comemora com a população importantes conquistas sempre buscando entregar às pessoas mais dignidade, na forma de melhores condições no atendimento”. E avaliando os quase dois anos de trabalho, destacou que, até o momento, os benefícios da Administração para a Educação totalizam quase 3 milhões, considerando, além da reforma da EMEI Ruthnéa, também os investimentos no transporte escolar, com a aquisição de 8 novos veículos: 5 vans e 3 microonibus.

A partir desta segunda-feira, 07/11, os alunos voltam a ser atendidos no prédio na EMEI Profa. Ruthnéa, na Rua Herculano Azevedo, 543, na Vila Nova, numa escola totalmente transformada num ambiente melhor, amplamente acolhedor e saudável.
Satisfeito pelo dever cumprido, o prefeito Antian fez questão de lembrar da parceria e confiança dos pais e responsáveis dos alunos que concordaram com mudanças na rotina enquanto aguardavam a volta para o prédio reformado, isso garantiu com que o atendimento da escola não fosse interrompido. Também agradeceu aos trabalhadores de todos departamentos da administração que se envolveram neste grande projeto.