Mapa do Site

Paraguaçu Paulista, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022

Saúde realiza ação: Previna-se!

Ação aconteceu na Praça da Matriz em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Fazendo parte da campanha “Fique Sabendo”, o Departamento de Saúde através do SAE/CTA, realizou na manhã da última quinta-feira, dia 01 de dezembro, na Praça da Matriz a ação “Previna-se!”, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Entre os serviços gratuitos oferecidos, foram realizados 152 testes rápidos para Sífilis e HIV, aferição de pressão arterial e teste de diabetes, 86 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em adultos, e 72 animais, entre cães e gatos, receberam dose de imunizantes contra a raiva. Além disso, as pessoas que passaram pelo local receberam orientação sobre a prevenção combinada com os profissionais do CAPS e orientação com a equipe de endemias sobre o combate à dengue e a prevenção contra acidentes de escorpião.

Egydio Tonini Nogueira Neto, diretor do Departamento de Saúde, destacou que a ação foi realizada para que a população pudesse aproveitar os serviços e cuidar de sua saúde. “A população aderiu a ação e participou ativamente das atividades, realizando os exames, colocando em ordem a carteirinha de vacina contra a Covid-19 e levando os animais para vacinar contra raiva. Esse foi nosso objetivo, trazer os serviços até a população”, disse.

A coordenadora do Serviço de Atendimento Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento, SAE-CTA de Paraguaçu, Cintia Alfredo Funabashi, destacou que a campanha “Fique Sabendo” segue durante todo o mês de dezembro, ela destacou ainda que o SAE realiza durante todo o ano trabalho em vários locais o tema, e com isso, os profissionais de saúde conseguem constituir uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o HIV e melhorar a compreensão do vírus como um problema de saúde pública global.

“O 1º de Dezembro é marcado como o dia de uma campanha global que combate o preconceito, a desinformação e o estigma que ainda perduram em torno da doença. Sabemos que é de suma importante tratar do tema, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Temos que falar sobre as formas de transmissão da doença e como evitá-las. Em Paraguaçu realizamos essa atividade nesta data, mas não nos prendemos apenas no dia 1, nosso trabalho é realizado durante todo o ano. Visitamos vários locais e com isso, abrangemos um público diferente e de várias idades em cada visita. Nosso objetivo é que a população saiba que em nosso município, ela encontra um local de acolhimento e apoio, que possam contar”, disse.

Portal atualizado em: 03/02/2023 10:23:20