Mapa do Site

Paraguaçu Paulista, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2023

Janeiro Roxo

Saúde realiza semana de mobilização contra a hanseníase

Janeiro Roxo

O Departamento de Saúde através da Vigilância Epidemiológica de Paraguaçu Paulista, participa da semana de conscientização e enfrentamento a Hanseníase.

O objetivo é desmistificar a doença e mostrar para a população que ela tem tratamento e que o paciente pode ter uma vida normal, desde que siga as orientações médicas.

A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada por uma bactéria, na maioria dos casos, a doença acomete, fundamentalmente, pele e nervos. Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas com alteração de sensibilidade, (térmica, dolorosa ou tátil) áreas da pele sem pelos e ressecadas que não pegam pó e não coçam, áreas com formigamento ou dormência etc.

O tratamento é realizado em Unidades de Saúde e ao iniciar o tratamento o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas.

A Campanha de combate à Hanseníase ocorre anualmente no Estado de São Paulo com a participação de todos os Grupos de Vigilância Epidemiológica, Unidades de Saúde e Vigilâncias Municipais. O Objetivo da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades

Portal atualizado em: 03/02/2023 13:23:59