Mapa do Site

Paraguaçu Paulista, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (18) 3361-9100

Saúde - Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2023

Saúde faz alerta de aumento de escorpiões e pragas urbanas

Chuva e calor são fatores que ajudam a impulsionar o surgimento

Saúde faz alerta de aumento de escorpiões e pragas urbanas

O clima chuvoso e quente, favorece o aparecimento de animais peçonhentos, como o escorpião. Por isso, o Departamento de Saúde faz um alerta para que a população redobre a atenção dentro das casas e nos quintais para diminuir os riscos de acidentes com estes animais.

Segundo a Equipe de Vigilância em Saúde, estes animais costumam se alojar em esgotos e encanamentos, por isso é importante manter vedados e limpos, caixas de gordura, ralos e canos de águas pluviais, assim como canaletas de escoamento de água. Também é fundamental eliminar frestas e rachaduras em paredes e pisos, evitar acúmulo de entulhos e materiais inservíveis nos quintais e terrenos e manter jardins com grama aparada e sem acúmulo de folhas.

No caso de acidentes com escorpiões, envolvendo crianças, é fundamental que o socorro seja imediato, devido a gravidade da situação. De 0 a 12 anos o risco de agravamento em caso de picadas de escorpião é muito alto, por isso o tempo de socorro faz toda a diferença, a vítima deve ser levada até a Santa Casa de Paraguaçu, para que seja atendida por um médico e avaliado se há ou não a necessidade de utilização do soro antiescorpiônico.

Portal atualizado em: 03/02/2023 13:23:59